Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I25112020
.

CONQUISTA AMBIENTAL
Uma das maiores conquistas ambientais realizadas nos municípios foi o encerramento dos lixões, fato que deu a Alagoas o destaque nacional de único Estado da Federação onde a Lei Federal 12.307/2010 é realmente cumprida. Um trabalho realizado graças a uma parceria entre o governo do Estado, Ministério Público Estadual e prefeitos. Os lixões não só poluíam o meio ambiente como propiciavam a vida de famílias inteiras morando naqueles locais uma condição degradante. Hoje o trabalho é realizado por cooperativas e catadores de lixo reciclável, reconhecendo uma função social importantíssima para a preservação do planeta. Atualmente o Brasil é país que ocupa o primeiro lugar em reaproveitamento dos resíduos produzido pelas cidades. O lixo produzido vira recursos para manutenção de milhões famílias em nosso país. Os dados de pesquisa realizada nos municípios que organizaram cooperativas desses trabalhadores apontam que esses profissionais foram responsáveis por 30,7% do total das toneladas coletadas seletivamente em 2018. O levantamento trouxe outros números que reforçam o crescimento da atividade, como a existência de 1.232 organizações de catadores no País, distribuídas por 827 municípios e mais de 27 mil trabalhadores vinculados a essas entidades (associações ou cooperativas).
TENDÊNCIA
A tendência é que a execução dessa e de outras atividades exercidas pelos catadores, com a implantação da coleta seletiva cresça ainda mais e seja desenvolvida por pessoas dos municípios consideradas de baixa renda que estão vinculadas às cooperativas e a outras formas de associações representativas.
CATADORES
Esse aumento foi enfatizado em um estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que destacou a participação formal de catadores na coleta seletiva em parceria com o poder público. A atividade profissional dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis é reconhecida desde o ano de 2002 pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego.
INDÚSTRIA RECICLADORAS
Segundo estudo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), os catadores são responsáveis pelo abastecimento das indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em ruas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgens.
COOPERATIVAS
Nos municípios do Norte do País, existem 53 cooperativas/associações, com 1.685 associados/cooperados. Na região Nordeste são 165 entidades e 4.086 associados/cooperados, enquanto que no Sudeste a relação é de 513 entidades para 10.328 associados/cooperados.
GRANDES CENTROS
A região Sul possui 389 entidades e 7.959 associados/cooperados e no Centro-Oeste são 112 entidades com 3.005 associados/cooperados. Os dados do SNIS são os únicos disponíveis, já que o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) não faz divulgação anual e estatística.
PORTO CALVO
A região Norte de Alagoas vai ganhar uma moderna Estação Transbordo que será instalada pela iniciativa privada objetivando facilitar aos municípios a destinação correta dos resíduos e reduzir, assim, os custos com o transporte para Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada no Pilar.
OLHO D’ÁGUA DAS FLORES
Em Olho d’Água das Flores, o Aterro Sanitário pertencente ao Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Cigres) também está investindo na ampliação de sua célula de compostagem de resíduos. O aterro do Cigres atende todos os municípios da região do alto sertão de Alagoas.
PÃO DE AÇÚCAR
A revolta é grande entre os servidores do serviço municipal de saúde de Pão de Açúcar, devido ao atraso de dois meses de salários. Os médicos estão se organizando para parar as atividades. Nunca o município passou por uma situação tão caótica e de desprezo com o serviço público.