app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I27112020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 27/11/2020 - Matéria atualizada em 27/11/2020 às 04h00

ARAPIRACA: ORÇAMENTO TRAVADO

Os vereadores até agora não apreciaram o pedido de crédito suplementar que autoriza o município a custear despesas, a exemplo do pagamento dos salários dos servidores e do repasse às instituições de saúde. O Projeto de Lei nº 22/2020, que trata do crédito suplementar, foi enviado para o Legislativo no dia 11 de novembro do corrente ano, porém, por causa da não aprovação até o momento, o município está sem poder honrar com suas obrigações constitucionais e legais. Mesmo com recurso em caixa, a não aprovação do Projeto de Lei implica ao município a impossibilidade do cumprimento de obrigações básicas, a exemplo da folha de pagamento dos meses de novembro, dezembro, décimo terceiro e seus encargos, repasses para a previdência própria, saúde, assistência e educação, custeio da máquina administrativa, coleta de lixo, investimentos em obras, entre outros.

Os vereadores alegam que o pedido foi enviado para a Casa com vários erros contábeis que não viabilizam a aprovação e, segundo o presidente da Câmara, Jairo Barros, falta também a prestação de contas do que foi gasto. Segundo ainda ele, não nenhuma conotação política nesse impasse e se trata de questões técnicas. Barros lamentou que a situação possa prejudicar o atendimento da população na saúde.


ARAPIRACA/ORÇAMENTO

Vários hospitais e unidades particulares de saúde conveniadas com o município de Arapiraca pretendem suspender o atendimento na próxima semana se o pagamento não for realizado. Os vereadores alegam que não há nenhuma questão política na aprovação do pedido de crédito suplementar e se trata de questões técnicas.


ARAPIRACA/ORÇAMENTO 2

Segundo o vereador Fabiano Leão, o Executivo teria enviado o pedido de suplementação de crédito com muitos erros. Outro problema é que o pedido não chegou acompanhado da prestação de contas dos gastos do orçamento anterior. Segundo os vereadores, o pedido está sendo avaliado pela jurídico da Casa.


ARAPIRACA/POPULAÇÃO

Nesse espaço de tempo em que os vereadores analisam o pedido de crédito suplementar e o Executivo tenta atender os vereadores, a população mais carente deve ficar sem acesso a exames e outros procedimentos da aérea de saúde. Atualmente o Executivo desembolsa cerca de R$ 1,5 milhão por mês para atender às demandas da saúde no município.


RODOVIA AL 220

Os motoristas que usam a AL 220 pedem ao DER que sinalize o trecho entre Arapiraca e Campo Alegre, orientando sobre as pistas duplicadas e com trânsito liberado. Para quem não conhece o trecho o perigo é grande, já que em boa parte da rodovia ainda não está liberado o trânsito nas duas pistas. Colisões frontais têm ocorrido com vítimas fatais.


MARAGOGI/AEROPORTO

O processo de criação do aeroporto de Maragogi, por meio do processo burocrático junto aos órgãos federais, segundo uma fonte da bancada federal alagoana, estaria travado por questões políticas. Segundo o parlamentar, o governo federal já havia anunciado ano passado que iria viabilizar a obra, mas, como demorou, o governo do Estado se dispôs a realizar. Com isso gerou ciumeira política.


MARAGOGI/ANTUNES

O disciplinamento da Praia de Antunes vai ocorrer para o bem do turismo de Maragogi. O local atualmente está ocupado por barracas improvisadas, sem água e banheiros que parecem mais uma grande favela. Além disso, o tráfico de drogas se instalou no local, o que vem assustando as famílias que frequentam o local.


MARAGOGI/VIGILÂNCIA

Turistas voltam a enviar mensagem para nosso blog Meio Ambiente e Turismo da Gazetaweb solicitando a fiscalização estadual sanitária nos bares e restaurantes, como também em toda a rede hoteleira de Maragogi. Alguns relatos dão conta de fornecimento de alimentos estragados e fora da validade, principalmente lácteos, no café da manhã.


PENEDO

Os comerciantes que trabalham na Prainha de Penedo pediram ao comando do 11º BPM apoio no reforço do policiamento daquele atrativo turístico e de lazer da população. A ocorrência de pequenos atritos, assim como pequenos furtos, já merece uma ação mais forte da PM.

Mais matérias
desta edição