loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 10/07/2025 | Ano | Nº 6007
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I03122020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

CÂMARA X PREFEITURA

O impasse entre os vereadores de Arapiraca e a prefeita Fabiana Pessoa, relacionado ao pedido de suplementação orçamentária, está causando uma situação de caos na maior cidade do interior de Alagoas, que tem 220 mil habitantes e atende mais de 550 mil pessoas de toda a região Agreste, nos serviços essenciais de saúde, educação e demais atividades realizadas polo Poder Público. A primeira mensagem enviada pelo Poder Executivo foi no dia 28 de outubro, sendo enviada uma segunda no dia 11 de novembro com retificação no percentual de 10% para 15%. Segundo a Prefeitura, o aumento do custeio da máquina pública tem com motivação o incremento das ações sociais de atendimento à população e também obras que foram iniciadas, além de melhorar a limpeza da cidade, que sofria com o acúmulo do lixo urbano. Os vereadores, contudo, travaram o processo de aprovação do pedido de suplementação, argumentando, a princípio, que não foram enviados os balancetes dos meses anteriores das despesas realizadas, mas que foram enviados no dia primeiro de dezembro, junto com as despesas que serão saldadas com o valor solicitado.

ARAPIRACA/REDUÇÃO

Entretanto, para surpresa do Poder Executivo, os vereadores agora apresentam um novo argumento para não votarem o pedido de suplementação orçamentária. Na última terça-feira (2), os vereadores pediram a redução do valor solicitado, sob a alegação de que seria “muito dinheiro”.

ARAPIRACA/COMPROMISSOS

Entre as obrigações orçamentárias estão os salários dos servidores, ativos e inativos, do mês de novembro, previsto para ser pagos no próximo dia 10; pagamento dos hospitais e clínicas conveniadas, além de fornecedores e prestadores de serviços diversos, entre eles a empresa que faz o recolhimento do lixo da cidade.

ARAPIRACA/PACIENTES DE CÂNCER

O impasse agora é creditado aos vereadores e estaria gerando um caos na cidade e que pode ter consequências sérias com a suspensão do atendimento médico aos pacientes que recebem tratamento do combate ao câncer.

ARAPIRACA/TROCADILHOS

O presidente da Câmara, Jairo Barros, afirma que esse impasse não é da Câmara e jura que não tem nenhum jogo nos bastidores da velha política do “toma lá, dá cá”, ou seja, não haveria outros interesses escusos por trás do comportamento dos vereadores.

ARAPIRACA/IMAGEM

Para os observadores políticos, a imagem dos vereadores não é nada boa para a população, já que está sendo atribuída a eles a situação de caos que a cidade começa a viver. O cenário deve piorar na próxima semana, quando estaria previsto o pagamento dos salários dos servidores municipais no dia 10.

DELMIRO

Em Delmiro Gouveia, a prefeita eleita, Ziane Costa, já anunciou dois nomes para seu secretariado, que são Kika Marques, sua cunhada, para a Ação Social, e Geonice Gonçalves para a Saúde. As duas ocuparam o cargo na administração do prefeito Lula Cabeleira. Com relação ao turismo, nada foi anunciado. O turismo é tido como a salvação econômica de Delmiro. A esperança é que seja alguém competente e que entenda da atividade.

DELMIRO 2

Delmiro Gouveia possui um grande potencial turístico, começando por Angiquinhos, a primeira hidrelétrica do Nordeste, que já foi um local de visitação e hoje se encontra com acesso fechado devido ao abandono a que foi relegada. Existe uma proposta na Embratur para que seja entregue à iniciativa privada para reativação.

MARAGOGI

A Prefeitura de Maragogi realiza hoje, às 17h, na quadra poliesportiva da Escola José Jorge de Farias Sales, a segunda Audiência Pública e revisão do Plano Diretor e da elaboração da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPUOS) do município. A audiência é aberta a toda a população.

MARAGOGI 2

O Plano Diretor é utilizado como referência para implantação de políticas públicas de desenvolvimento do município e é uma exigência da Lei Federal 1.257/2001, o Estatuto das Cidades, que estabelece a necessidade do Plano Diretor para cidades com mais de 20 mil habitantes.

Relacionadas