app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I13012021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 13/01/2021 - Matéria atualizada em 13/01/2021 às 04h00

ECONOMIA NOS MUNICÍPIOS

Como retomar o setor turístico do município de forma segura e responsável? Desde março do ano passado, as atividades turísticas sofreram com o estado de calamidade imposto pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Os cuidados que os gestores podem ter para uma completa retomada vão ser um dos temas tratados durante os Seminários Novos Gestores. Promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), os seminários acontecem entre os dias 18 e 28 de janeiro, de forma totalmente online. “Ter a oportunidade de participar de um evento como este é muito importante para quem chega para assumir uma gestão pública municipal. É muito importante porque o gestor já começa seu mandato com essa carga de informação preciosa que ele vai poder aplicar”, reforça a analista técnica em turismo da CNM, Marta Feitosa. Entre as ações, os gestores recém-empossados poderão aprender a como construir estratégias para a retomada segura e responsável do turismo nos municípios. Para tanto, técnicos da entidade envolveram gestores municipais, governo federal e representantes da iniciativa privada para construir uma estratégia de retomada do setor. A união deste time resultou na criação de um hall de dicas. ( Fonte CNM)


TURISMO/ALTERNATIVA

O fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo é uma das dicas de ouro. Isso porque, segundo Marta Feitosa, ele vai apresentar o que se passa no Município. Outro ponto que pode ser levado em conta é que o gestor deve usar e abusar da criatividade.


ROTEIROS ALTERNATIVAS

“Se quiser ser competitivo tem que pensar turisticamente, criar novos roteiros, integrados, criativos e que permita ter a sensação de distanciamento, ou um roteiro intimista, mas que atenda à necessidade do turista em conhecer a região. Ou seja, deve-se pensar em construir roteiros criativos para atender esse novo formato de turista, nesse novo formato do mundo”, complementa a analista técnica da CNM.


SOBRE OS SEMINÁRIOS

Com inscrições gratuitas para os municípios, os Seminários Novos Gestores acontecem entre os dias 18 e 28 de janeiro. Devido ao cenário de pandemia pela Covid-19 em todo o País, a entidade promoverá, pela primeira vez, os Seminários de forma totalmente on-line.


REGIÕES

Os eventos são divididos por regiões: 18 e 19 de janeiro: Região Nordeste; 21 e 22 de janeiro: Regiões Norte e Centro-Oeste; 25 e 26 de janeiro: Região Sudeste; e 27 e 28 de janeiro: Região Sul.


COMUNICAÇÃO/ESTRATÉGIAS

A estratégia do uso da comunicação: Essa será um dos painéis dos Seminários Novos Gestores, promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 18 e 28 de janeiro. O evento está com inscrições abertas e são gratuitas. Parte do sucesso de uma gestão se dá pelo uso estratégico da comunicação.


PLANEJAR COMUNICAÇÃO

Ciente disso, a CNM realizará palestras sobre a importância do profissional de comunicação e compartilhará dicas de como planejar a comunicação municipal. “Além disso, devemos mostrar as principais ferramentas disponíveis para as prefeituras poderem fortalecer o relacionamento com o público interno, a população e a imprensa local”, destaca a supervisora da área de Comunicação da CNM, Viviane Cruz.


COMO SE COMUNICAR

Também estão previstas orientações sobre como se comunicar com os diferentes públicos; a importância das redes sociais; o movimento municipalista na pauta da grande mídia e a comunicação direta entre a CNM e os municípios.


INVESTIMENTO

A CNM reforça a importância de os gestores investirem em planejamento estratégico na comunicação, pois, além de ampliar as possibilidades de uma melhor gestão local, auxilia também como mecanismo de transparência institucional, fortalecendo a imagem e agregando valor às atuações políticas.

Mais matérias
desta edição