Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I19012021
.

DEMISSÕES: COVID AVANÇA EM ARAPIRACA
O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago do ML, disse que o quadro da pandemia em Arapiraca é preocupante diante do crescimento assustador do número de casos. Segundo dados da Sesau, o aumento foi de 22,40% nos primeiros dias de janeiro. Para se ter uma ideia do avanço da doença em Arapiraca, até o dia 14 de janeiro de 2021 foram registrados 205 casos de Covid, ao passo que, em dezembro de 2020, foram 175 casos em 30 dias. Segundo ele, as demissões realizadas no quadro do pessoal da Saúde no final do ano passado, por força da lei, e a não contratação por parte do atual prefeito, Luciano Barbosa, deixaram a população sem atendimento médico em vários postos de saúde no município, provocando a insatisfação da população, que está também cobrando dos vereadores um posicionamento na garantia de um serviço essencial como é a saúde. Segundo ele, até o Ministério Público Estadual já inquiriu o prefeito solicitando providências para que o atendimento médico seja restabelecido na sua normalidade. Thiago ML relatou que até agentes de saúde foram demitidos, provocando a interrupção de acompanhamento de pacientes. O presidente disse ainda que a Câmara está realizando um estudo sobre a situação e, a partir daí, encaminhará para o Poder Executivo um plano de ação com sugestões, começando pelo controle de pessoas em Arapiraca. Ele defende a volta das barreiras sanitárias urgentemente e normas mais rigorosas para as feiras livres, principalmente a de segunda-feira, que é a principal.
CÂMARA/SESSÕES
O presidente da Câmara de Arapiraca, Thiago ML, disse que está implantando normas de segurança para realização das sessões presenciais, como verificação de temperatura em todos que vão participar, desde vereadores até a população e servidores, além, é claro, do uso obrigatório de máscara e álcool para higiene das mãos.
CÂMARA/SESSÕES 1
Thiago ML disse ainda que está bastante preocupado com o agravamento do cenário da pandemia na capital alagoana do Agreste e que poderá também realizar as sessões de forma virtual. Segundo ele, é preciso que os profissionais de saúde voltem ao trabalho e esperem o bom senso do prefeito.
PIRANHAS/CAOS
O prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, disse que a situação financeira do município é caótica e relatou que o débito encontrado, até agora, é de R$ 2,5 milhões, entre salários atrasados e previdência própria. Segundo ele, a gestão passada não pagou nem deixou empenhados os recursos para pagamento dos salários de dezembro dos servidores municipais.
PIRANHAS/CAOS 2
Segundo ele, as parcelas de pagamento dos empréstimos compulsórios realizados e descontados na folha pela Prefeitura não foram repassados para os agentes bancários. Isso implica dizer simplesmente que houve crime de apropriação indébita. Os servidores estão no risco de ter seus nomes colocados em órgãos de proteção crédito, como SPC e Serasa.
PIRANHAS/PREFEITA
A ex-prefeita Maristela Sena saiu da prefeitura sem saldar débitos com os servidores, deixando um rastro enorme de dívidas para a atual gestão, que está tentando viabilizar a administração. O prefeito Thiago Freitas disse que estão sendo tomadas medidas judiciais para responsabilizar a gestora.
FISCALIZAÇÃO/RESÍDUOS
Toda empresa geradora de resíduos sólidos e rejeitos têm até 28 de fevereiro para se cadastrar no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas (SGORS), conforme o decreto estadual 61.571 DE 8 de dezembro de 2018, que criou o Módulo de Resíduos Sólidos, de acordo com a classificação de periculosidade.
FISCALIZAÇÃO/RESÍDUOS 2
Estão sujeitos também ao decreto, além dos geradores de resíduos sólidos, os transportadores, destinação intermediária, final e disposição final. Todos terão de fazer o cadastro e não poderão transitar com resíduos sólidos e rejeitos sem que o Manifesto de Transporte de Rejeitos esteja no cadastro do SGORS.
MPE/PE
O novo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas, deu um choque de gestão na estrutura do Ministério Público de Pernambuco. A primeira parte da Reforma Administrativa, já em funcionamento, é reflexo de estudos feitos junto a outros MPs estaduais e de contribuição de diversos membros e servidores do MPPE,