loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I04032021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Covid em Arapiraca

O crescente casos da Covid-19 em Alagoas é preocupante. O sistema de saúde está chegando no limite e, no privado, não há mais leitos de UTIs. Em Arapiraca, o cenário preocupa os vereadores que debateram a situação na última sessão ordinária. O vereador Márcio Marques afirmou, em seu discurso, ter ficado “estarrecido” com a possibilidade de falta de leitos, para atender os pacientes infectados pelo coronavírus. O parlamentar integrou uma comitiva de vereadores comandada pelo vereador Doutor Fábio, em uma visita ao hospital. Além deles, também participaram Pablo Fênix, Ginaldo Muniz Bicudo, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Fabiano Leão. Eles foram recebidos pelo diretor financeiro da unidade, José Francisco Rodrigues. O HRA conta, atualmente, com 15 leitos clínicos e 10 leitos de UTI exclusivos e que, no momento da visita dos parlamentares, apenas dois leitos - um clínico e um na UTI - estavam desocupados. A sessão na Câmara aconteceu de forma presencial, na noite de terça-feira (02). Do total de 19 vereadores, 15 estavam presentes. A sessão também foi acompanhada pelo público do plenário. Segundo a Câmara, as recomendações de distanciamento social e sanitárias estão sendo cumpridas com rigor. Eles estão bastante apreensivos com o agravamento do cenário no Agreste e, aqueles que pensavam que era uma “gripezinha”, como disse o Presidente Bolsonaro, agora, estão preocupados e se resguardando.

Arapiraca/mortes

O número de sepultamentos de corpos das vítimas de Covid, em Arapiraca, está sobrecarregando o serviço municipal nos cemitérios públicos. Além disso, devido ao alto poder de contágio do coronavírus. Infelizmente, os enterros são feitos com protocolos rígidos, com o tempo de duração, sem direito a funeral e com um número reduzido de pessoas.

Arapiraca/cemitério covid.

Seguindo uma orientação nacional, através de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura orienta aos familiares, que todas as mortes confirmadas ou sob investigação de Covid-19, devem ser direcionadas para o Cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Verdes Campos.

220 sepultamentos

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o Cemitério Verde Campos, já recebeu mais de 220 enterros de mortes por Covid-19. As equipes de coveiros do Cemitério Santo Antônio passaram por capacitação para garantir segurança sanitária durante o manejo dos caixões que, infelizmente, precisam estar totalmente lacrados desde quando saem do hospital.

Arapiraca/IPTU

A prefeitura lançou uma campanha de desconto de 30% no IPTU para quem pagar em formato de taxa única. O problema é que o valor desse imposto subiu mais de 500%, o que deixou os proprietários de imóveis sem condições de pagá-lo. A inadimplência em Arapiraca beira os 90%.

Piranhas

Em Piranhas, os empresários estão apreensivos com a possibilidade de novas medidas restritivas, principalmente se for durante a Semana Santa. Um sinal de que a situação pode retroceder foi a determinação do toque de recolher na cidade sergipana, Canindé do São Francisco. Por enquanto, os passeios de barco pelos Cânions estão liberados e o funcionamento dos bares e restaurantes também.

Maragogi

Em Maragogi, os empresários do turismo também estão apreensivos com a possibilidade da decretação de medidas restritivas. O município tem um dos mais altos índices de casos de Covid, proporcionalmente. Isto é consequência da proximidade com Pernambuco e também do grande fluxo de turistas de todo Brasil.

Relacionadas