loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I09032021

.

Ouvir
Compartilhar

Extinção de Municípios

O atual presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco ( DEM-MG) anunciou que não vai pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/2019, que prevê a extinção de aproximadamente 1.217 Municípios e de até cinco mil habitantes que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos municipais sobre a receita total. Contudo, isso não significa que a PEC deixa de existir e que poderá voltar a ser apreciada pelos Senadores, já que a proposta no seu todo propõe um novo Pacto Federativo, onde muitos avanços também são previstos para os municípios. A PEC 188/2019, tem um trecho que prevê a dissolução desses Municípios. Em resposta, o presidente do Senado endossou o posicionamento do municipalismo ao valorizar a autonomia, a cultura e o contexto histórico enraizado em cada cidade que correria o risco de deixar de existir.

“Sobre a extinção de Municípios, evidentemente eu tenho uma posição radicalmente contrária. Quando saiu essa proposta, no dia que saiu, eu desde já anunciei o meu repúdio a esse trecho. Por uma razão muito simples. Uma vez criado um Município, há um sentimento de pertencimento das pessoas que nasceram naquele lugar. O nosso papel enquanto brasileiro é permitir que esses Municípios tenham sustentabilidade”, destacou o parlamentar.

Alagoas/extinção

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Se a PEC fosse encaminhada ao Senador e aprovada, em Alagoas, muitos municípios deixariam de existir, pois não possuem nenhuma atividade comercial significativa e dependem dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Alguns deles seriam: Carneiros, Feliz Deserto, Coité do Nóia, Ouro Branco, Maravilha, Jacuípe, Jundiá, Campestre e outros.

Piranhas/medidas

Em Piranhas, o prefeito Thiago Freitas disse que vai seguir rigorosamente o Decreto Estadual de medidas preventivas, para conter a pandemia. A Prefeitura, ainda segundo o gestor municipal, vai fiscalizar o comércio e os serviços não essenciais para que os horários de funcionamento sejam cumpridos. Já com relação ao turismo, os bares e restaurantes seguem fechados ao público, mas atendendo em sistema de delivery.

Piranhas/trade

O trade turístico, em Piranhas, não reagiu bem às medidas do decreto que colocou a região na fase vermelha, já que causou problemas para a atividade turística. Para o representante da ABIH na região, Eduardo Clemente, Piranhas é o terceiro destino turístico de Alagoas e tem menos casos que outros municípios, também turísticos, que ficaram na fase laranja.

Maragogi/laranja

Maragogi está na fase laranja e o Decreto do Governo do Estado bate de frente com o decreto municipal que, por decisão do STF, tem prioridade sobre o decreto estadual, já que o prefeito sabe melhor do que ninguém a situação de sua cidade. Em Maragogi, os bares e restaurantes estavam funcionando até as 20 horas e teriam o funcionamento estendido, até às 23 horas, para atender aos turistas e população.

Passeios turísticos

Os passeios turísticos também, até ontem estavam liberados, tanto em Maragogi como em Piranhas e Maceió. As pousadas e hotéis também estão abertos e funcionando com capacidade reduzida. Os turistas que desejarem também fazer pedidos de alimentação, o serviço de delivery estará funcionando normalmente.

Arapiraca/feira

Pelo menos até ontem, o prefeito Luciano Barbosa não havia anunciado nenhuma medida do município para controle da pandemia. As feiras livres e, principalmente, a que ocorre às segundas-feiras, continuam com as mesmas normas mais brandas. Vale lembrar que, ano passado, quando o prefeito era o saudoso Rogério Teófilo, medidas preventivas foram tomadas e ajudaram a conter os casos de covid.

Arapiraca/feira 2

As medidas tomadas durante a gestão de Rogério Teófilo foram importantes e, entre elas, estavam a proibição de feirantes de outros estados e a instalação de barreiras sanitárias. As medidas protegem a população de Arapiraca. Contudo, na atual gestão, o prefeito mesmo com todos os leitos de UTI ocupados, nada foi feito.

Relacionadas