loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6011
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I16032021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

“Vamos dividir a conta”

A maioria dos prefeitos, até o momento, não deu sua contrapartida aos comerciantes, que estão sofrendo com as medidas de controle da pandemia. Suspendendo ou isentando todos do pagamento de tributos como o IPTU, ISS, Taxa de Localização e Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Os empresários, por sua vez, também estão não pressionando os gestores municipais, como fizeram com o Governador, que fez sua, pois além de isentar os comerciantes dos impostos que são de sua competência, ainda abriu linha de crédito sem juros. Ontem durante a reunião ordinária da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o presidente da entidade, Hugo Wanderley (MDB), sequer comentou o assunto. As entidades que representam os comerciantes principalmente de bares, restaurantes, pousadas e hotéis se limitaram a cobrar apenas o Governo do Estado,

quando 80% dos impostos e tributos desses estabelecimentos são cobrados pelas Prefeituras. Apenas o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa anunciou que dará isenção ao setor e também vai criar um Programa de Auxílio, com recursos do município. Os comerciantes associados às entidades representativas, deveriam cobrar de quem está à frente das associações de que os prefeitos isentem todos dos tributos, caso contrário parece que foi uma ação política. “Vamos dividir essa conta”.

AMA/vacinas

A prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão esclareceu, ontem, durante a reunião da AMA, que as prefeituras que comprarem vacinas correm o risco de terem elas confiscadas pelo Governo Federal, como parte do Plano Nacional de Imunização contra o Covid-19. Rosiana é representante da AMA na CNM.

Saúde/cenário

O secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres disse, ontem, em entrevista aos radialistas José Rocha e Gilberto Jr., da rádio 91.5FM, que a situação, em Alagoas, não é boa e que “o povo alagoano tem que ajudar mais”, para que possa sair das fases de restrições em que se encontra.

Saúde/cenário 2

O que se deu para entender é que hoje as novas determinações deverão ser mais rígidas como, por exemplo, Maceió e o restante do Estado indo para fase vermelha assim como está o Agreste e Sertão. Segundo os técnicos que acompanham a evolução da pandemia em Alagoas medidas mais rigorosas já deveriam ter sido tomadas.

Arapiraca/hospital de campanha

O secretário Alexandre Ayres se posicionou contrário a instalação do hospital de campanha em Arapiraca, alegando que “seria melhor investir em obras concretas para saúde”, e anunciou que novos leitos de UTI para covid, estariam sendo disponibilizados na rede privada do município.

Mineradora/Porta fechada

A assessoria de comunicação da Mineradora Vale Verde, realizou uma videoconferência com alguns integrantes da imprensa no Agreste, denominada “porta aberta “, mas que, de fato, foi Porta Fechada sem a transparência. Os maiores veículos de comunicação e de grande acesso não foram convidados. Faltou transparência.

Mineradora/Demissões

A Mineradora Vale Verde vem montando um plano estratégico para amenizar o grande problema social, que vai gerar com o processo de demissões e vai colocar na rua 1.600 trabalhadores. Muitos desses operários assumiram compromissos baseados no jogo de marketing realizado pela Mineradora que pertence à inglesa APPIAN.

Craíbas/empregos

A Prefeitura de Craíbas já está recebendo milhões de dividendos da exploração do cobre pela Empresa Inglesa APPIAN, fruto da destruição ambiental na região. Se os milhões que, hoje, estão enchendo os cofres da Prefeitura, bem que poderiam estar sendo usados para gerar postos de trabalho. A saída dos demitidos será à porta da Prefeitura.

Pilar/posse

A vice-prefeita do Pilar, Professora Ivanilda Rodrigues (PSDB), tomou posse, ontem, depois de uma tentativa de “golpe”, para tentar colocar em seu lugar o presidente da Câmara Tayrone Henrique (PSC). No Pilar é assim, todos dormem com um olho aberto e outro fechado. A coitada da vice pegou covid, fechou os dois olhos e a turma da maldade se aproveitou. Ainda bem que existe o Poder Judiciário.

Relacionadas