Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I17032021
.

Tragédia Nacional
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou um manifesto em defesa da vida e cobrando do Governo Federal seriedade e medidas que garantam a vacinação da Nação Brasileira em nome do movimento municipalista: “A CNM manifesta total anuência e reforça a necessidade de efetivação dos três pontos constantes do Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde, iniciativa do Fórum Nacional de Governadores, a saber: 1. vacinação em massa da população pelo Programa Nacional de Imunização (PNI); 2. apoio a medidas preventivas para a contenção do vírus, como o distanciamento social e o uso de máscara; e 3. o auxílio da União para a manutenção e a abertura de novos leitos para o tratamento da Covid-19, bem como a integração dos sistemas hospitalares”. Cabe destacar que os pleitos corroboram notas já emitidas pelo movimento municipalista, especialmente a publicada no dia 4 de março, por meio da qual as entidades municipalistas alertam que “é esse um momento em que a soma de esforços representa o único caminho para o enfrentamento da crise sanitária, política e econômica que a nação brasileira enfrenta”. O movimento reitera ainda que, “havendo a indefinição em relação ao cumprimento do calendário de distribuição das vacinas pelo governo federal, se fará necessária uma concertação nacional temporária dos Estados e seus respectivos Municípios para a aquisição suplementar das vacinas, respeitando-se, primordialmente, o princípio constitucional de igualdade entre os brasileiros”.
Tragédia Nacional
A CNM relata ainda que, “diante da tragédia enfrentada – em que se contabilizam mais de 280 mil vidas perdidas, hospitais em colapso nos quatro cantos do país, mais de 13 milhões de desempregados e a falta de rumos para contornar essa realidade de modo a evitar um cenário ainda mais drástico – é fundamental que TODOS assumam cada qual a sua responsabilidade, despolitizando a pandemia e colocando em primeiro lugar a vida e a saúde de cada cidadão brasileiro.
Tragédia Nacional 2
O movimento municipalista se une ao Fórum Nacional de Governadores e se coloca à inteira disposição do novo ministro da Saúde, Marcelo Queir, para trabalhar em conjunto para que se possa voltar a ter desenvolvimento econômico e social no país, desde que ele respeite as orientações da Comunidade Científica.
Unidade Nacional
Os gestores locais permanecem prontos e firmes para continuar atuando com esse propósito de buscar a unidade nacional no controle da pandemia, contando com uma coordenação nacional propositiva e alinhada com a orientação científica, a fim de restabelecer a paz social e defender a vida.
Barra de Sto. Antônio
A gestão da prefeita Livia Carla fez uma prestação de contas dos 75 primeiros dias de administração na Barra de Santo Antônio, resgatando a dignidade do povo barrense. Na área da saúde, a prefeita reativou o centro de triagens, deu início ao plano municipal de imunização, com a chegada das vacinas.
Barra de Sto Antônio 2
A nova administração realizou planejamento das ações da saúde, abastecimento da farmácia municipal, capacitação dos profissionais da saúde, fechou parceria com o hospital dos olhos, fez capacitação para o atendimento de pessoas com parada cardíaca, está oferecendo atendimento odontológico aos sábado e implementando o Programa Crescer Saudável.
Delmiro/Ufal
O deputado Ronaldo Medeiros destacou a importância do Campus Ufal no Sertão, dando maior oportunidade de qualificação e acessibilidade a milhares de jovens. Além dos profissionais contratados que prestam serviço à universidade, vários cursos e grupos de pesquisas são oferecidos a toda população.
Penedo/servidores
A Prefeitura de Penedo (PMP) e a Fundação Educacional do Baixo São Francisco Raimundo Marinho (FEBSFRM) abrem as portas da qualificação profissional e pessoal para funcionários municipais, benefício extensivo para familiares dos servidores. Um convênio estabelece desconto na matrícula e nas mensalidades dos cursos de nível superior para trabalhadores efetivos, contratados e comissionados do município.
Penedo/servidores 2
Além do funcionalismo municipal, o convênio beneficia parentes de 1º e 2º grau dos servidores da Prefeitura de Penedo. O funcionário precisa ser aprovado no processo seletivo da fundação cujo acesso ocorre de forma on-line. O descon, válido por cinco anos, tem percentual de 60% para os aprovados em Administração, Direito, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Pública.