Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I25032021
.

Covid: Bolsonaro libera R$ 14,5 bilhões
O resultado das medidas mais rigorosas tomadas pelos governadores e prefeitos só será sentido na próxima semana, em pleno feriadão da Semana Santa. A expectativa é grande, principalmente por parte dos setores de bares, restaurantes, hotéis e passeios turísticos. A esperança é que os índices de contaminação comecem a diminuir. Isso graças a operação de vacinação, que vem ocorrendo em todo Brasil, que hoje é o 5º país que tem o maior número de pessoas já vacinadas. Com tendência de ampliar, ainda, mais esse público, já que o presidente Jair Bolsonaro anunciou a compra de mais vacinas, além da produção de outras no Brasil. Finalmente, parece que surgiu uma luz no fundo do túnel, mas é preciso unidade nas ações para isso. É preciso que prefeitos, governadores e o presidente se juntem e trabalhem juntos, para o controle e a vitória contra a pandemia. Foi anunciado a liberação de R $14,4 bilhões para o combate à pandemia, notícia que motiva os gestores a continuar na luta contra a Covid-19. Vale lembrar que nunca Estados e Municípios receberam tanto dinheiro do Governo Federal. As prefeituras, por exemplo, estão com sobra de dinheiro com um superávit de 31% de caixa, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), recursos que poderiam estar sendo investidos na compra de alimentos para as famílias dos trabalhadores afetados diretamente com as medidas de confinamento.
Eleições 2022
A pauta atual de todas as conversas é o controle da pandemia, mas, nos bastidores, já tem grupos se articulando para se preparar para as eleições de 2022. O interessante é que tem prefeito que vai disputar a eleição em 2022, deixando o mandato para seu vice. Alguns vão romper acordos com seus deputados estaduais e se lançar candidato, fato que vai gerar muita polêmica.
Pressão/prefeitos
Os prefeitos continuam sendo pressionados a cumprir seus acordos políticos, firmados durante o processo eleitoral do ano passado. Já passaram três meses, tempo suficiente para que todos coloquem a casa em ordem e comecem a administrar com mais facilidade. Tem casos de prefeitos, onde o gabinete está sendo reconstruído porque o antecessor destruiu tudo.
Vereadores/cobranças
Em muitos municípios, os vereadores já deram o ultimato aos prefeitos porque o prazo acabou e as promessas realizadas no período eleitoral não foram cumpridas. Os grupos de oposição começam a se organizar e a cobrar os prefeitos, com requerimentos de prestação de contas de contratos e recursos recebidos.
Penedo/pandemia
A administração municipal de Penedo dá demonstração de muita organização na campanha de vacinação e, desde ontem, faz a vacinação de idosos acima de 66 anos, sendo o primeiro a atingir esta meta. O prefeito Ronaldo Lopes está pessoalmente à frente dos trabalhos. O pai do prefeito, o saudoso ex-deputado Hélio Lopes, foi mais uma vítima da Covid-19.
Penedo/salários
Os servidores municipais começam a receber seus salários a partir de hoje, assim como também os aniversariantes, será pago o 13º salário. Pessoas da educação e saúde recebem amanhã seus salários. O prefeito Ronaldo Lopes pede apenas que evitem aglomerações nas agências bancárias. O governo sério valoriza o servidor.
Maragogi/Câmara
Em Maragogi, um grupo de vereadores “rebeldes” se junta em torno do presidente da Câmara, o vereador Júnior do Jozemir, e promete “independência” . Na sessão ordinária passada, os “rebeldes” deram o tom do diálogo, com cobrança, que para o Executivo não tem fundamento, a não ser gerar polêmica.
Maragogi/Câmara 2
O líder do governo municipal, vereador Major Paulo Nunes, faltou à sessão e disse que vai se inteirar dos assuntos para esclarecer aos “rebeldes” as informações que eles precisam. A Câmara está se reunindo de forma presencial, mesmo com decreto do prefeito para que não fosse realizada nenhum tipo de reunião.
Arapiraca/PSS
Os professores estão aguardando que o prefeito Luciano Barbosa realize o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para que os quadros que a rede municipal possui nas aulas on-line sejam preenchidos. Contudo, assim como na saúde, o prefeito pretende “economizar” recursos para empregar nas obras de pavimentação.