app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I17042021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 17/04/2021 - Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

BB VAI FECHAR NOS MUNICÍPIOS

As agências bancárias no interior do Brasil têm se tornado raras, principalmente os bancos privados, e agora a grande preocupação é quanto ao fechamento das agências do Banco do Brasil na maioria dos municípios brasileiros. Vale lembrar que o BB é um patrimônio da história do Brasil, já que foi criado em 1808, quando a família real chegou ao Brasil, vinda de Portugal. Atualmente existe no BB um projeto de enxugamento de custos e entre eles está a desativação de agências nos municípios, ao mesmo tempo que a instituição bancária envereda pela digitalização de seus serviços, buscando aumentar sua rentabilidade e reduzir custos, mas se esquecendo de que seu principalmente papel para Nação Brasileira é servir ao povo e proporcionar o serviço eficiente. Por ser um banco com capital público teria a finalidade da promoção social, mas tomou como objetivo a lucratividade, acompanhando os bancos privados. Nesse contexto, vale lembrar que muitas dessas agências que vão fechar receberam benefícios das prefeituras, como doação da área onde foram construídas, receberam benfeitorias de infraestrutura como instalação de rede elétrica especial, sistema de telecomunicação. Muitos prefeitos também negociaram com o BB a parceria da colocação das contas-salários dos servidores como praticamente obrigatória, fato que agora terá de ser revisto com o fechamento das agências no interior.


BB/FUNÇÃO SOCIAL

“O Banco do Brasil tem, acima de tudo, uma função social nos municípios”. Foi assim que o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, abriu a reunião com o Banco do Brasil (BB) na última quinta-feira (15), cujo tema foi o fechamento de agências do banco em pelo menos 133 municípios do País.


AMA

O primeiro naquela reunião foi o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley. “Os municípios têm suas folhas de pagamento vinculadas ao Banco do Brasil. Só em Alagoas, que tem 102 municípios, teremos a perda de mais de dez agências. Ou seja, vamos perder mais de 10% das agências do Estado de Alagoas”, comentou Wanderley.


AJUDA DAS PREFEITURAS

Nesse mesmo sentido, o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga, lembrou da importância do banco para as pequenas cidades. “Nos assusta muito o fechamento de agências. No meu pequeno município, onde já fui prefeito, ajudei na instalação do Banco do Brasil.


DINHEIRO VIVO

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, destacou a necessidade de agências em funcionamento para as pessoas do interior de seu estado. “Ainda se opera no interior do Nordeste com dinheiro em espécie. As feiras populares são um exemplo disso. Vocês não imaginam como é a vida real das pessoas.


BB/RESPOSTA

Os representantes do Banco do Brasil se resumiram a dizer que vão estudar os casos pontuais que impedem o fechamento das agências em determinados municípios. O fechamento dessas agências foi decidido dentro do Banco do Brasil depois de uma série de estudos, mas esse tipo de situação, como apontado pelas entidades, nos traz as flexibilidades necessárias para orientar a decisão.


MARAGOGI/CÂMARA

Maragogi é um polo de turismo de Alagoas e com grande fluxo de pessoas circulando e, por isso, sempre com a necessidade do aumento dos serviços públicos, um deles o de produção de carteiras de identidade. Dentro desta ótica, o vereador Dani da Elba (PP) solicitou ao superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas a criação de um posto de atendimento em Maragogi.


MARAGOGI PERNAMBUCANOS

Diante da falta de um posto do Instituto de Identificação em Maragogi, a esmagadora maioria dos maragogienses têm RG de Pernambuco. Dani ainda solicitou, da Defesa Civil, uma programação do órgão sobre como estão as comunidades mais carentes, além de uma atenção maior da Secretaria de Infraestrutura na Rua da Praia, em Barra Grande, devido aos alagamentos causados pelas chuvas dos últimos dias.


AJUDA PSICOLÓGICA

O vereador Paulo Nunes (PP) disse que a pandemia vem gerando muitos problemas psicológicos às pessoas e, na sessão da Câmara desta semana, pediu que a Prefeitura institua uma equipe de psicólogos de apoio psicossocial às famílias que perderam os seus entes queridos para a COVID-19. Maragogi contabiliza 45 óbitos e lidera na região norte com 1.138 casos confirmados da doença.

Mais matérias
desta edição