Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I23042021
.
MINERADORA QUER REDUZIR ROYALTIES
A mineradora entrou na Justiça com um pedido de mandado de segurança para reduzir o valor dos royalties gerados pela exploração do cobre. Isso mesmo, o dinheiro tão esperado para os cofres públicos do Estado e da prefeitura de Craíbas poderá ser reduzido a centavos. E deixado para um passivo de destruição ambiental enorme, sem falar da desvalorização das terras em volta de todos os locais onde os tentáculos da destruição da atividade de mineração alcançarem e da possibilidade da contaminação do solo e dos produtos agrícolas, que foram levantado pelo professor doutor em solos Raimundo Nonato, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A empresa alega que parte dos impostos pagos à Prefeitura e ao Estado deveria ser repassados à União, sob o argumento de que nenhum dos dois teriam direito à parcela, chamando de inconstitucional. A Vale Verde faz isso após ganhar incentivos fiscais da cidade de Craíbas e do Estado, para exercer atividade econômica, querendo aumentar ainda mais seus lucros, sem nem ao menos empregar a população da cidade, preferindo mão de obra de fora, como relatamos no mês de janeiro. Entre os incentivos do governo de Alagoas previstos no Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), a empresa teve a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados..
ROYALTIES IRRISÓRIOS
Sobre os royalties, estavam sendo distribuídos 2% da arrecadação. O município de Craíbas com 0,65% e 1,35% para Estado de Alagoas e União. Essa é uma quantidade pequena em meio aos lucros da empresa e que são investidos em melhorias na cidade, na região e no Estado.
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"
FINANCIAMENTO GRACIOSO
Somente no final do ano passado, a empresa conseguiu o financiamento de 120 milhões de dólares para continuar a exploração de minério da região. A Mineradora Vale Verde (MMV), que chegou a lançar um jogo de marketing, jogando uma cortina de fumaça sobre os danos ambientais, prometendo muitos empregos que não virão, agora quer reduzir os valores prometidos de royalties aos cofres públicos.
PILAR/APOSENTADOS
O Poder Executivo do Pilar queria cobrar dos aposentados do município uma alíquota previdenciária de 14% sobre os benefícios recebidos. Contudo, graças à independência da Câmara Municipal, o “pacote de maldade” não foi sequer apreciado pelos parlamentares, que enviaram de volta o projeto para o Gabinete do Prefeito.
PILAR/APOSENTADOS 2
Tanto o presidente da Câmara Tayrone como todos da Casa, como a vereadora Thais Canuto, saíram em defesa dos servidores. Os vereadores agora estão atentos a todos os projetos que o Executivo envie para a Câmara, pois os “pacotes de maldade” contra os servidores vão esbarrar no “não” dos vereadores.
ARAPIRACA/VACINAS
Faltaram vacinas para a segunda dose dos idosos em Arapiraca, que não se organizou para cobrar da Sesau a quantidade que realmente precisava. Os responsáveis pela vacinação em Arapiraca simplesmente não planejaram e não pediram com antecedência a quantidade certa. Enquanto isso, em Penedo e outros municípios, a vacinação da segunda dose ocorre normalmente, pois nesses municípios a saúde é prioridade.
PENEDO/VACINAÇÃO
Em Penedo, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando os idosos para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Penedo é um dos municípios que dão exemplo de organização e planejamento na campanha de vacinação. Lá saúde é prioridade para salvar vidas.
MARAGOGI/PAVIMENTAÇÃO
A prefeitura de Maragogi, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou melhorias da rua de acesso ao cemitério municipal. Os serviços de melhoria das ruas de Maragogi, depois das chuvas que caíram, são uma determinação do prefeito Sérgio Lira, que conhece e sabe muito bem as necessidade de seu povo. E anunciou que vai fazer a pavimentação daquela rua.
MARAGOGI/VICE DESTAQUE
O vice-prefeito de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, foi o destaque da semana por estar aniversariando na última quarta-feira (21). Gabriel foi bastante cumprimentado, e o prefeito Sérgio Lira fez uma postagem em seu perfil nas redes sociais na qual reafirma seu compromisso político com o seu vice e o elogia como um aliado fiel.
MARAGOGI/DEPUTADO
Em meio a tantas notícias de que prefeitos vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, o nome de Sérgio Lira veio à tona no Litoral Norte, como um dos mais fortes pretendentes a ser o representante da região.