app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I18052021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 18/05/2021 - Matéria atualizada em 18/05/2021 às 04h00

Agreste sem água de novo

Mais uma vez a Casal e a empresa Agreste Saneamento vão interromper, por três dias, o abastecimento de água no Agreste de Alagoas, deixando sete municípios, além de parte de Arapiraca sem o precioso líquido num momento de pandemia. A suspensão no fornecimento de água na região tem sido um fato corriqueiro, embora a falta de água já se transformou em um fato normal, porque vários bairros das cidades do Agreste sempre estão com problemas no fornecimento de água. Uma situação que se repete sem uma solução. Desta vez a Casal avisou, pelos menos esse foi um ato correto da empresa que na maioria das vezes não comunica ou quando comunica é 24 horas antes de realizar a suspensão. A situação de operacional do sistema adutor do Agreste precisa ser auditado por uma empresa para se chegar a um parecer para avaliar a real capacidade destas duas empresas em administrar o sistema de abastecimento de água à população. Já que a situação é insustentável, principalmente com relação aos inúmeros vazamentos existentes e que tem causando não só a falta de água, como também danos ao patrimônio público que são as vias de circulação de pessoas e veículos em todas cidades do Agreste. Se paga caro por um serviço que é realizado com precariedade. A partir de hoje, portanto, a música mais ouvida pelas ruas no Agreste de Alagoas será “lata d’água na cabeça”.


Casal comunicado 1

“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa parceira Agreste Saneamento informam que o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) sofrerá uma parada programada de 48 horas, com início nas primeiras horas da madrugada da próxima terça-feira (18) e conclusão no final da noite de quarta-feira (19). O motivo é uma manutenção preventiva de equipamentos, a fim de melhorar o abastecimento da região, evitar contratempos e garantir mais segurança hídrica”. Nota da casal.


Sete municípios

“Para efetuar a manutenção e garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos, será necessário interromper temporariamente o funcionamento do sistema. Dessa forma, poderá haver desabastecimento durante esse período nas seguintes localidades: Campo Grande, Coité do Nóia, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Brás e Olho d’Água Grande, além dos bairros da zona baixa de Arapiraca”.


Craíbas/Igaci

O sistema voltará a operar na madrugada de quinta-feira (20), quando o abastecimento ficará em recuperação gradativa durante o dia e também na sexta-feira (21). Para outras informações, a Casal disponibiliza aos usuários o Call Center 0800 082 0195.As cidades de Craíbas e Igaci não sofrerão suspensões de abastecimento no período, visto que essas áreas são atendidas através do novo Sistema Adutor do Agreste.


Arapiraca/fumo

A feira do fumo em Arapiraca, tem um novo local que foi considerado pelos comerciantes como muito bom, mas que precisa da fiscalização da SMTT. Segundo os comerciantes carros e motos entram na feira e ficam circulando, prejudicando a circulação de pessoas e colocando em risco a vida de todos.


Arapiraca/fumo 2

Os preços da corda de fumo de primeira estão em R$ 14,00, considerado baixo. Os comerciantes estão reclamando dos preços. Ano passado o comércio do fumo era muito melhor e chegou a ter lucros de até 200%. O que houve este ano foi uma super oferta no mercado nacional.


Arapiraca/saúde

A Unidade Sentinela deixou a sede do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges, e passou a funcionar no Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande. O prédio foi inaugurado na última sexta-feira (14) pelo prefeito Luciano Barbosa, ao lado da secretária Municipal de Saúde, a médica infectologista Luciana Fonseca.


Pão de Açúcar

O ex-prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, disse à coluna que quando saiu do cargo em 2019, deixou no caixa da Prefeitura mais de R$ 9 milhões em saldo positivo. Almeida disse ainda que também deixou o Refis com a Previdência Social em dia e empenhos para compra de veículos que foram concretizados somente agora.


Maragogi/social

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em Maragogi está com novo endereço e fica localizado na Rua do Jangadeiro, 239.O centro segue com os mesmos serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica: O Programa Criança Alagoana (CRIA), com o auxílio que é dado às gestantes ou mães de crianças de até 5 anos ou até 6 se portadoras da síndrome congênita por zika vírus;

Mais matérias
desta edição