loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 30/09/2025 | Ano | Nº 6065
Maceió, AL
27° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I09062021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Isolamento X aumento de casos

O isolamento social tem sido rígido em 77% dos municípios e mesmo assim 62,7% apresentou aumento do número de casos constatando que algo está ocorrendo errado nestas cidades, com por exemplo algumas “brechas” para contaminação. Como, por exemplo, supermercados com muitas pessoas, filhas bancárias sem respeitar o distanciamento social e até mesmo frouxidão na fiscalização de festa particulares, principalmente familiares, onde se tem constatado um alto índice de contaminação entre parentes. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O levantamento ocorreu entre os dias 31 de maio e 2 de junho, e ouviu 2.418 gestores municipais - quantitativo menor do que nas semanas anteriores em decorrência do feriado. Ao se analisar esses dados por porte de Municípios, identifica-se que o maior aumento se deu nos Municípios pequenos, sendo apontado por 64% desses; 57% nos de médio porte; e 31% nas grandes cidades. Outro dado da pesquisa mostra que, pela terceira semana consecutiva, aumenta o número de Municípios com risco de ter falta de medicamentos do chamado “kit intubação”, utilizado para o tratamento de pacientes em estado grave. Nesta semana, 25,4% dos gestores relataram essa preocupação. Nas semanas anteriores, os percentuais foram 23,2% e 16,3%. ( Fonte CNM).

Faltam vacinas

O percentual de localidades com falta de imunizantes teve queda em relação às semanas anteriores, mas ainda atingiu quase ¼ dos respondentes, especialmente pequenos e médios Municípios. Nesta semana, 550 gestores afirmaram enfrentar esse cenário. Desses, 368 apontaram a falta da vacina para aplicação da primeira dose e 305 para a segunda dose, o que indica que alguns Municípios ficaram totalmente sem imunizantes.

Falta CoronaVac

A vacina CoronaVac, produzida pelo Butantan, continua apresentando a maior necessidade para completar o esquema vacinal das pessoas que já tomaram a primeira dose, sendo apontada por 76% dos que apontaram esse cenário. Já a Astrazeneca, da Fiocruz, foi apontada por 19,6% dos respondentes.

Pfizer

Com mudança no armazenamento da vacina produzida pela Pfizer - que passou a poder ficar até 31 dias em refrigeração comum - o imunizante pôde ser também distribuído a Municípios do interior, e não apenas às capitais, como vinha sendo feito. Nesta semana, 30,6% dos respondentes apontaram já terem recebido a vacina. Já 67,5% afirmaram ainda não terem recebido.

Faixa etárias

Exatamente 50% dos prefeitos afirmaram que pretendem começar a vacinação das pessoas considerando-se a faixa etária (entre 18 e 59 anos), conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) em nota técnica divulgada no dia 28 de maio. Outros 49,1% afirmaram que essa imunização ainda não teria início nesta semana.

Arapiraca/pré-colapso

A situação da pandemia em Arapiraca é de pré-colapso que ultrapassa o percentual de ocupação hospitalar do Estado. Conforme mapa da Secretaria Estadual de Saúde, enquanto a taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos de Alagoas é de 92% e 56%, respectivamente. Em Arapiraca, a taxa de ocupação de UTI é de 97% e clínicos de 92%.

Arapiraca/DNIT

Ex-secretário adjunto de Fabiana Pessoa, Ricardo Barroso, assume o DNIT por indicação do deputado federal Severino Pessoa. O novo superintendente vai assumir o DNIT em um momento importante em Alagoas, principalmente no que diz respeito à duplicação das rodovias federais no Estado. A nomeação demonstra o prestígio do parlamentar junto ao Governo Federal.

Maragogi/passagens

Os usuários de transporte alternativos em Maragogi e Porto Calvo foram pegos de surpresa na última segunda-feira, com o aumento do valor da passagem. O trajeto direto Porto Calvo/Maragogi e Maragogi/Porto Calvo passou de R$ 8,00 para R$ 9,00. Faltou comunicação e teve passageiro que se recusou a pagar o valor porque não foi avisado

Piranhas/drogas

Piranhas vive um momento muito delicado quanto a segurança pública, principalmente relacionado ao aumento do tráfico de drogas. A polícia tem feito um combate intensivo aos traficantes que têm se instalado na região, mas será preciso um trabalho mais rigoroso devido a proximidade com outros estados.

Penedo/Vacinação

A Prefeitura de Penedo já conseguiu alcançar mais de 30% do público-alvo da campanha de imunização contra Covid. O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) atendeu 17.995 pessoas até esta segunda-feira, 07. Esse quantitativo de praticamente 18 mil pessoas representa 31,8% do total de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos (56.592, segundo dados do SUS) que residem em Penedo.

Relacionadas