app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I11062021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 11/06/2021 - Matéria atualizada em 11/06/2021 às 04h00

MACEIÓ E O MEIO AMBIENTE

Hoje termina a Semana do Meio Ambiente, e o que Maceió tem a comemorar? Lamentavelmente muito pouco com muitos problemas, com destaque para desastre ambiental causado pela exploração de Sal Gema pela empresa Braskem, que consegui destruir toda parte alta da cidade, deixando muitas famílias desabrigadas e em situação de abandono, já que mesmo com os lucro de trilhões durante anos com esta atividade, quase nada ofereceu para amenizar o sofrimento de milhares de famílias, vítimas da tragédia. Mas o saldo ambiental negativo não para por aí, em Maceió, o lixão que funcionava em Cruz das almas ainda continua “vivo”, colocando em risco o meio ambiente em toda região, consequência da falta de cumprimento do Termo de Ajusta de Conduta (TAC), assinado por todos os entes responsáveis a época. O TAC determina que seja extraído todo chorume e os gases ainda existentes além de fazer a cobertura do solo e ainda erguer muros de isolamento acessos. Um documento que tem 12 anos de existência está mofando na gaveta de alguém. Hoje o chorume do antigo lixão continua a escorrer no subsolo, indo parara nas praias de Cruz das almas e Riacho Doce, ameaçando os empreendimentos imobiliários que chegam aquela região de Maceió.


MACEIÓ/ATERRO

O aterro sanitário de Maceió já batizado de “novo lixão”, não tem mais onde armazenar o resíduo mais podre e perigoso, que é o chorume. E assim optou por jogá-lo no bem mais precioso que a capital alagoana tem, que são a nossas praias. Sob o olhar omisso e conivente das autoridades.


ARAPIRACA

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou a recuperação do principal acesso a duas importantes comunidades rurais de Arapiraca: Pau Ferro das Laranjeiras e Sítio Fernandes. As melhorias realizadas pelas máquinas da prefeitura são fundamentais para o escoamento da produção da zona rural, principalmente para quem atua diretamente na Agricultura Familiar.


ARAPIRACA 2

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está convocando os feirantes que comercializam seus produtos na Capital do Agreste para recadastramento. A ação faz parte do Arapiraca Legal, programa que tem o objetivo reorganizar o centro comercial e os principais espaços públicos de comercialização.


ARAPIRACA 3

Neste primeiro momento, estão sendo convocados os feirantes que comercializam seus produtos nas feiras localizadas no bairro Brasília e na Rua São Paulo. Para se recadastrar, os comerciantes precisam comparecer ao Centro Administrativo Municipal, localizado no bairro Santa Edwiges, munidos de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.


ARAPIRACA 4

Principal órgão de defesa do consumidor, o Procon Arapiraca está com sete vagas abertas para estágio e procura quem é estudante de direito que está cursando entre o 4º e o 8º período. As vagas são 30 horas semanais (6h diárias) e a bolsa auxílio é de R$550, mais auxílio transporte de R$50. A intermediação da contração se dará através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), localizado na rua Dr. Pedro Correia, 139, Centro.


PENEDO

Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo realizaram na última quarta-feira (9), manifestação. O ato, que aconteceu de forma pacífica, foi realizado logo após o sepultamento do servidor da autarquia municipal José Josenildo dos Santos, pela covid-19. Os servidores pedem a inclusão no rol de “serviços essenciais” para serem vacinados.


PENEDO 2

A Faculdade Raimundo Marinho está com uma vaga de trabalho em aberto na cidade de Penedo para o cargo de técnico de laboratório voltado para pessoas com formação no curso técnico em enfermagem. Os interessados em concorrer à vaga devem enviar currículo para o e-mail [email protected], com o título “Técnico de laboratório Penedo”. O prazo termina em 17 de junho.


PENEDO 3

Os selecionados vão trabalhar na sede da instituição, que fica localizada na Rua XV de Novembro, no Centro de Penedo, e receberão salário mais vale transporte por uma carga horária de 44 horas semanais. Para concorrer a essa vaga, o candidato precisa ser proativo, ter bom relacionamento interpessoal, comprometimento, ser comunicativo, assíduo, pontual, responsável e atencioso.

Mais matérias
desta edição