INTEGRAÇÃO
Confira os destaques do interior alagoano #I03072021
.

Aterro sanitário de Maceió
O aterro sanitário de Maceió foi instalado em uma aérea nobre da capital e de expansão urbana, além disso vem operando causando vários problemas ambientais e sanitários, com diversas notificações feitas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). O órgão já emitiu parecer técnico recomendando o encerramento do equipamento, pois toda área está saturada e comprometendo o meio ambiente a vida de milhares de moradores dos conjuntos residências em sua volta. Os moradores do Residencial Carminha e parte do Benedito Bentes não suportam mais a situação e até uma ação foi movida na Justiça. Já houve inúmeros protestos com bloqueio das vias por onde passam os carros compactadores nos bairros afetados com o mau cheiro produzido. Toda aérea do equipamento está praticamente tomada e não há mais espaço para se expandir, ao mesmo tempo que o número de empreendimentos imobiliários vem crescendo em sua volta, avançando e ficando mais próximo ao aterro, o que vai agrava ainda mais a situação de conflitos. Os efeitos da má localização do aterro sanitário de Maceió agora chegam aos bairros de Guaxuma, Riacho Doce e Garça Torta, já que o mau cheiro produzido pelos vapores das lagoas de chorume e células de compostagem começa a fazer parte do dia a dia dos moradores desses bairros. Uma situação que se agrava a cada mês e que precisa de uma ação rápida da Prefeitura de Maceió para solução de um problema herdado da gestão do prefeito Rui Palmeira.
Planos de Saúde 1
O deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) saiu em defesa da aprovação do PL 6330/19, do Senado, que torna obrigatória a cobertura, pelos planos privados de saúde, de tratamentos domiciliares de uso oral contra o câncer, inclusive medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento.
Planos de saúde 2
De acordo com o parlamentar, a obrigatoriedade se aplica também aos procedimentos radioterápicos e de hemoterapia. Os medicamentos devem ser fornecidos em até 48 horas após a prescrição médica e estão registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Arapiraca
O secretário-executivo de Arapiraca, Vytor Ferro, esteve presente a reunião na sede do 3° Batalhão de Polícia Militar. Na pauta ficou confirmado pelo comandante Eliezer Roosevelt que o centro da cidade receberá reforços no policiamento e uma escala contínua de 24 horas. Mais segurança, mais fiscalização e mais conforto para lojistas e clientes.
Arapiraca 2
Para organizar e facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar em locais públicos, a Prefeitura de Arapiraca distribuiu crachás e, a partir de agora, eles farão uso de identificação com nome, número de inscrição municipal e até mesmo local de trabalho. Além disso, para garantir uma melhor experiência de compra no Centro, diversos permissionários foram realocados em diferentes pontos comerciais de Arapiraca.
Delmiro/Centro de convenções
O ex-prefeito de Delmiro Gouveia Lula Cabeleira doou uma área para construção de dois empreendimentos: o Centro de Convenções e a Faculdade Raimundo Marinho. O Centro de Convenções será construído pelo governo do Estado, enquanto a Faculdade RM é da iniciativa privada, que vai levar ao municípios vários cursos, como Direito e Medicina Veterinária.
Delmiro Agricultura
Os agricultores de Delmiro Gouveia foram beneficiados com 11 toneladas de sementes de milho e feijão, que já estão se transformando em fonte de renda e alimentação para as famílias rurais. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura está oferecendo diversos serviços técnicos para garantir o desenvolvimento na zona rural.
Maragogi/Educação
A prefeitura de Maragogi está implementando o sistema i-Educar nas escolas. O sistema é totalmente on-line e acessível de qualquer lugar, com informações em tempo real e dados atualizados. O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional, diminuindo a necessidade de uso de papel e a duplicidade de documentos.
Maragogi/Câmara
A sessão da Câmara Municipal de Maragogi realizada na última quinta-feira foi tensa com uma multidão que se aglomerou à porta da Casa, cobrando a votação do polêmico Projeto Aquaviário. Contudo, o projeto não foi apreciado porque não estava na pauta, e o prefeito Sérgio Lira foi entregar formalmente o Projeto de Plano Diretor.