loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 09/07/2025 | Ano | Nº 6006
Maceió, AL
27° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I10082021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

RECORDE: FPM COM 89,87%

Nunca em toda a história dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) houve um aumento tão grande do valor desses recursos para os cofres das prefeituras: 89,87%. Simplesmente incrível! E foi apenas a primeira parcela do mês de agosto, que sempre foi a pior do ano para os prefeitos. Estão depositados nos cofres dos municípios R$ 5,6 bilhões. O recorde de dinheiro depositado hoje nas contas das prefeituras é comemorado com discrição pelos prefeitos, que não desejam que seja divulgado. O repasse acumulado do ano apresenta um crescimento de 34,06%, sem considerar os efeitos da inflação e em relação ao mesmo período de 2020. Nunca se viu tanto dinheiro nos municípios, motivo para que haja transparência e principalmente fiscalização, fato que não preocupa os gestores corretos, probos e competentes que sabem utilizar bem os recursos e os transformam em benefícios para população. Mesmo assim, há prefeito que continua chorando, dizendo que precisa de mais dinheiro. Esses não sabem administrar e já deveriam ter renunciado ao cargo. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o 1º decêndio costuma ser o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro. Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam crescimento de 76,30% no 1º decêndio de agosto de 2021.

Pequenos com 1.3 milhão

Os Estudos Técnicos reforçam que, do total repassado para todos os municípios, os de coeficientes 0,6, por exemplo, que representam a maioria (2.447 ou 43,95%), ficarão com o valor de R$ 1.381.237.064,09, ou seja, 19,70% do que será transferido. A equipe destaca, no entanto, que os municípios de coeficiente 0,6 se diferem para cada estado, uma vez que cada um tem um valor da participação do Fundo.

Arapiraca

O Viver Melhor – Arapiraca Sustentável é um programa integrado entre as secretarias municipais, com o objetivo de atender às demandas dos bairros que mais precisam. Na última sexta-feira (6), a prefeitura levou, através do programa, uma série de serviços de cidadania para a comunidade Mangabeiras, localizada ao redor do antigo lixão.

Arapiraca 2

As atividades foram concentradas na Escola Municipal Dom Constantino Luers e no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e contaram com diversas atividades de lazer para crianças. Para a coordenadora do programa, Ana Valéria Peixoto, o Viver Melhor corrobora com o principal propósito do prefeito Luciano Barbosa, que é cuidar de todos os arapiraquenses, mas em especial daqueles que mais precisam.

Arapiraca 3

Arapiraca bateu sua meta cadastral de cem selos Save & Travel, marca que dá significância e retorno positivo tanto para a sociedade, quanto para a economia local. Para adquirir o selo, a empresa tem de se inscrever no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, o Cadastur, programa executado pelo Ministério do Turismo, que abre oportunidade de negócios aos seus cadastrados.

Delmiro

Em Delmiro Gouveia, uma ação da Prefeitura distribuiu banheira, bolsa de maternidade e fraldas, itens que fazem parte do Enxoval das Mamães Delmirenses, entregue nesta sexta-feira, 23, às gestantes atendidas pelo Cras de Delmiro Gouveia. Além do enxoval às gestantes acompanhadas pelo programa, participam regularmente de palestras e ações educativas para a chegada dos futuros delmirenses.

Delmiro 2

Desde a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 destinada à imunização dos idosos iniciada em fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde têm realizado uma grande ação de vacinação, diariamente, visitando idosos acamados, domiciliados, povoados e nos postos de vacinação na Academia da Saúde e no Loteamento Rosa de Sharon com o drive-thru.

Delmiro 3

Até o momento, 6.011 idosos acima de 60 anos receberam a primeira dose, que representa 97% da meta estabelecida, segundo a nota técnica emitida pelo governo de Alagoas, que totaliza 6.172 idosos no município. A segunda dose já foi aplicada em mais de 32% do público-alvo, atingindo 1.981 idosos imunizados.

Pão de Açúcar

Em Pão de Açúcar, os servidores da Sevosp receberam Equipamentos de Proteção Individual. São esses trabalhadores que, diariamente, deixam a nossa cidade mais limpa e garantem a manutenção dos espaços públicos. Todo equipamento foi distribuído pelo prefeito Jorge Dantas.

Relacionadas