app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I14092021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 14/09/2021 - Matéria atualizada em 14/09/2021 às 04h00

Curso: atrativos naturais

O Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciaram, na última quinta-feira (9), o Curso de Especialização em Atrativos Naturais para Guias de Turismo das regiões Norte e Centro-Oeste. Ao todo, 260 profissionais da categoria, inscritos no Cadastur como “Guia Regional”, se inscreveram para participar da capacitação, oferecida gratuitamente. A capacitação abordará aspectos e conceitos relacionados a turismo de natureza, ecologia, sociobiodiversidade e educação ambiental, além de apresentar aos cursistas as possibilidades de operacionalização junto à atividade turística. A iniciativa tem como objetivo formar profissionais com capacidade técnica para agir de maneira crítica no planejamento e na gestão de atrativos naturais no Norte e Centro-Oeste do país, com foco na sustentabilidade e na proteção da sociobiodiversidade. Durante a sua participação na cerimônia, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, pontuou a importância do curso para guias de dez estados e do Distrito Federal. Segundo ele, o curso vai trabalhar a parte prática, levando todos para conhecer de perto os atrativos turísticos da sua região. França disse ainda que o investimento na qualificação feito hoje será recompensado com rendimento dos melhores resultados nas suas carreiras profissionais. Já o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, o curso surge da necessidade da qualificação para o fortalecimento do setor. O curso de Atrativos Naturais possui carga horária de 200h, sendo 160h de aulas teóricas, na modalidade de ensino a distância, e 40h de aulas práticas. A capacitação será realizada ao longo de seis meses e meio.


Cânions/Vale dos Mestres

Um dos atrativos dos Cânions do São Francisco, o Vale dos Mestres está interditado com banhos e frequentadores. Contudo é preciso fiscalização já que no feriado de 7 de Setembro recebemos a denúncia de que lanchas entraram para levar pessoas para banho. O Ministério Público Federal determinou a proibição do acesso e quem for flagrado no local poderá ser preso e responder a processo na Justiça Federal.


Campo Grande/Republicanos

A presidente estadual do partido Republicanos em Alagoas, Fabiana Pessoa, comemorou a vitória de Téo Higino, eleito o novo prefeito do município de Campo Grande durante as eleições suplementares realizadas neste domingo (12). Segundo a presidente, o Republicanos agora tem quatro prefeitos representando a sigla no Estado de Alagoas, o que representa o nítido e crescente fortalecimento do partido.


Piranhas

Com o objetivo de oferecer à juventude estudantil suas primeiras experiências no mercado de trabalho, a prefeitura de Piranhas abriu, no último sábado (11), o processo seletivo para o Programa de Estágio Municipal. Serão ofertadas vagas para estudantes dos níveis médio, técnico e superior em várias áreas do conhecimento. Todos os estagiários terão direito a uma bolsa-auxílio.


Piranhas 2

Serão ofertadas vagas para estudantes dos níveis médio, técnico e superior em várias áreas do conhecimento. Todos os estagiários terão direito a uma bolsa-auxílio. Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados em instituições credenciadas pelo MEC. As vagas são para estudantes de Administração, Marketing, Serviço Social, Contabilidade, Direito, Pedagogia, Licenciaturas, Engenharias.


Penedo

O prefeito Ronaldo Lopes voltou a esclarecer dúvidas da população de Penedo sobre a concessão de serviços pelo SAAE. As consequências da instituição do marco regulatório do Saneamento pelo presidente Bolsonaro foram novamente apresentadas pelo gestor penedense, que tem discutido o tema com servidores da autarquia, vereadores, representantes do Sindspem e do Sindicato dos Urbanitários.


Penedo 2

Segundo Ronaldo Lopes, a concessão dos serviços é diferente de privatizar. Apesar das mudanças na gestão do abastecimento de água e no tratamento de esgoto que estão ocorrendo em todo o Brasil, Penedo não venderá seu patrimônio, nem os servidores do SAAE serão demitidos.


Penedo 3

O novo marco regulatório estabelece prazos e praticamente inviabiliza a continuidade dos serviços essenciais por municípios e estados, inclusive por impedir acesso dos governos a recursos do BNDES (financiamento disponível para empresas privadas) e também por vetar emendas parlamentares destinadas para investimentos em água tratada e saneamento.

Mais matérias
desta edição