app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I15092021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 15/09/2021 - Matéria atualizada em 14/09/2021 às 22h51

Casa Verde e Amarela aumenta de valor

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) aprovou aumento do limite de financiamento para imóveis, alterou o desconto concedido para a redução das prestações e acrescentou novos critérios vinculados ao programa Casa Verde e Amarela. A atualização dos valores do teto dos imóveis financiados considerou a variação nos preços do material de construção, que se elevou nos últimos 12 meses e inflacionou as obras. A decisão do conselho curador do FGTS atendeu ao pleito do setor imobiliário, em virtude da escalada da inflação que impactou os custos dos materiais, inviabilizando o fluxo das obras. Vale destacar que o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a variação nos preços do material de construção, chegou ao recorde de 17,3% no acumulado dos últimos 12 meses. De acordo com a proposta aprovada pelo CCFGTS, houve uma atualização para os imóveis (casas e apartamentos) que são considerados habitação popular. O reajuste do teto dos imóveis será de 10% nos empreendimentos em capitais e regiões metropolitanas; 15% para cidades com 50 mil a 100 mil habitantes; e 10% para as localidades entre 20 mil e 50 mil habitantes. Os municípios com menos de 20 mil habitantes não terão reajuste.


Japaratinga

Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, vai realizar a 7ª edição do Campeonato de Surfe. O evento esportivo será na Praia Barreiras do Boqueirão, nos dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 17h30. O campeonato será dividido nas categorias: local, open, regional, feminino e legend’s local, e contará com mais de R$ 8 mil em premiações. A competição tem o total apoio da Prefeitura de Japaratinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Eventos.


Japaratinga 2

O evento promete atrair atletas e amantes da modalidade, de diversas cidades de Alagoas e Pernambuco. Para realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com a Aloha produções – organizadora do evento, através do número (82)982219742.


Delmiro

Em Delmiro Gouveia, os distritos de Sinimbu, os moradores da Canafístula, Juá, Genivaldo Moura, Gangorra e Caraíbas foram beneficiados com as ações integradas realizadas por todas as secretarias da gestão municipal. Foram mais de 4 mil atendimentos realizados nos dias 9, 10 e 11 de setembro.


Delmiro 2

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, a SMTT em Delmiro estará realizando a 1ª CORRIDA URBANA. As inscrições estão abertas pelo site www.delmirogouveia.al.gov.br. Para o dia do evento é preciso levar 1 kg de alimento não perecível, dentro do prazo de validade. A saída acontece às 17h30, na Praça do Rosário, centro da cidade, em um percurso de 4,5km.


Olho d’Água do Casado

Fomentar o turismo com o intuito de desenvolver o potencial da região e alavancar o setor na geração de emprego e renda é o propósito da Gestão Construindo Uma Nova História. Com esse objetivo, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Adalberto Inácio, participou do “1° Encontro dos Gestores e Gestoras de turismo da Região dos Lagos e Cânions do São Francisco”, na cidade de Paulo Afonso/BA.


Pão de Açúcar

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Pão de Açúcar, através da Coordenação de Cultura, iniciou o mapeamento etnográfico e cultural visando identificar nossas manifestações culturais, seus fazedores e brincantes, bem como atividades do ramo da economia criativa, tais como: artesanato, gastronomia, música, teatro, entre outros.


Pão de Açúcar 2

As primeiras comunidades visitadas foram as comunidades quilombolas, Chifre do Bode e Poço do Sal. Esse é um dos passos para traçar estratégias de desenvolvimento cultural em Pão de Açúcar. Logo mais, lançaremos a programação de todo o mapeamento


Equatorial

Mais três municípios alagoanos serão contemplados, nesta semana, com o E + Geladeira Nova, campanha da Equatorial que tem como objetivo substituir, de maneira totalmente gratuita, refrigeradores antigos e de alto consumo por equipamentos novos, econômicos e eficientes. Os moradores de Matriz de Camaragibe, Paulo Jacinto e Santana do Ipanema poderão se cadastrar para participar do sorteio de terça (14) a quinta-feira (16), das 8h às 17h.


Equatorial 2

Em Matriz de Camaragibe, a ação será realizada no Ginásio da Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira Santos, localizado na Rua Antônio Manoel dos Santos, no Centro. Em Paulo Jacinto, no Ginásio Poliesportivo Deputado Helenildo Ribeiro. Em Santana do Ipanema, no Ginásio da Escola Municipal José Francisco de Andrade, situado na Rua Prefeito Joel Marques, nº47, no bairro Floresta.

Mais matérias
desta edição