app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I21092021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 21/09/2021 - Matéria atualizada em 21/09/2021 às 04h00

Prefeitos comemoram FPM positivo

Os prefeitos continuam comemorando os altos valores dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A segunda parcela deste mês, já nas contas das prefeituras, é 32,74% maior que a mesma do ano passado, totalizando R$ 886,3 milhões e olhe que o mês não terminou e o total de dinheiro nos cofres dos municípios é 85,26% maior que setembro de 2020. Quando vamos observar o total de dinheiro depositado nas contas das prefeituras em 2021, chegamos ao percentual superavitário de 32,74% maior que o de 2020. Portanto, a situação dos municípios nunca foi tão boa na história da República Brasileira. Mesmo com uma situação financeira excelente, muitos prefeitos continuam dissimulando a situação, alegando que ainda estão faltando recursos, quando, na verdade, estão sobrando. Antes a choradeira era ostensiva, mas depois que as informações chegaram ao conhecimento do povo, os gestores ficaram em silêncio, até porque se criou o movimento que prefeito que chora por falta dinheiro para administrar deve renunciar, já que não tem competência para administrar. Os números apresentados são da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e são inquestionáveis porque contra fatos não há argumentos. Do total repassado aos municípios, os de coeficientes 0,6 (2.447 ou 43,95%) partilham R$ 218,2 milhões ou 19,70% do que será transferido. Vale lembrar que existem diferenças entre os municípios de cada Estado que possuem esse coeficiente. Por exemplo, municípios 0,6 do estado de Roraima receberão valores diferentes dos 0,6 do Rio Grande do Sul.


Olho d’Água do Casado

Hoje é o aniversário dos municípios de Olho d’Água do Casado, que comemora 59 anos de emancipação política. A programação começa logo cedo com alvorada festiva, hasteamento das bandeiras. Pela tarde ocorreu a solenidade de entrega do título de cidadão honorário ao deputado federal Paulão, do PT, e ao governador Renan Filho, seguido da inauguração da primeira etapa da urbanização da orla fluvial do Porto da Dulce.


Maragogi

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Maragogi esteve, na última sexta-feira, na comunidade de Maruim, para uma ação de Educação Ambiental com as crianças da comunidade. Na ocasião, eles aprenderam sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, fizeram uma coleta de lixo no entorno e assistiram a um filme bem bacana que abordava a consciência ambiental.


Praias limpas

No Dia Internacional de Praias foi comemorado com ações de recolhimento de lixo na faixa de areia no último sábado. A ação acontece sempre no terceiro sábado do mês de setembro e, este ano, foi realizada em diversas praias que fazem parte da APA Costa dos Corais. Em Maragogi, a ação contou com a participação do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, do prefeito, Sérgio Lira, do vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, além de representantes do IMA, do trade turístico e voluntários.


Maragogi

Todos os participantes se concentraram na Praça dos Idosos para um café da manhã e testagem da Covid-19. Em seguida, os grupos foram percorrendo os diversos pontos da orla, recolhendo o lixo encontrado. Por fim, houve a triagem do lixo coletado, para a destinação correta de cada um deles. Agora vamos ao recado: não dá pra aceitar que joguem lixo em nossas praias. Você é responsável pelo ambiente e por preservar toda essa beleza do nosso município.


Japaratinga

Em Japaratinga, o Dia Mundial de Limpeza também foi realizado com o apoio da Prefeitura, que fez um mutirão de limpeza na Praia do Salgado, com a presença do prefeito Deo. Japaratinga vive um momento diferente de recuperação e valorização de seu potencial turístico.


Assistência Social

O deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) voltou a se reunir com o ministro da Cidadania, João Roma Neto, e apresentou demandas na área de Assistência Social do Estado de Alagoas, através da secretária de Estado da Assistência Social, Fabiana Pessoa, no sentido de combater a fome e diminuir as desigualdades sociais em Alagoas.


Penedo

Em Penedo, o projeto Moradia Legal, em parceria com a Prefeitura, esteve nas ruas para entregar mais escrituras do Conjunto Dom Constantino, Conjunto Monte das Oliveiras e no Bairro Castro Alves, por meio do programa Moradia Legal. A regularização da habitação dos moradores agora é realidade para 400 famílias. É mais segurança e bem-estar para os penedenses.


Pão de Açúcar

A Prefeitura de Pão de Açúcar realizou, na última sexta, o Projeto Expresso Saúde no Povoado Lagoa de Pedra. A comunidade recebeu o projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde e idealizado pelo vice-prefeito, Doutor Eraldinho. As equipes da Saúde estiveram lá e levaram dezenas de serviços e atendimentos para a população da comunidade.

Mais matérias
desta edição