loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 07/10/2025 | Ano | Nº 6070
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I01102021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Vacinação nos municípios

Adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades estão sendo vacinados contra a Covid-19 em 63% dos municípios brasileiros nesta semana. Outros 37% imunizam pessoas entre 18 e 24 anos. E menos de 1% acima dessa faixa etária. Os dados são da 26ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, ouviu 2.461 gestores municipais. A pesquisa também mostrou que 75% dos municípios mantiveram a vacinação de adolescentes mesmo após nota técnica do Ministério da Saúde publicada na semana passada orientando a retirada desse grupo da campanha de imunização. A CNM destaca que, nesta quarta-feira, 22, a pasta voltou a recomendar a vacinação à faixa etária de 12 a 17 anos sem comorbidades. A decisão vai ao encontro do posicionamento técnico da Confederação, que divulgou nota reforçando a imunização de crianças e adolescentes, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já a aplicação da dose de reforço em idosos teve início em 60% das cidades. Dos que ainda não iniciaram, 84% afirmaram que já estão organizados para iniciar essa vacinação. Na semana passada, a pesquisa mostrou que essa imunização era uma realidade em 31% dos municípios. ( Fonte: CNM).

Aulas presenciais

Esta edição da pesquisa trouxe uma nova questão para analisar a retomada das aulas pelos entes locais. Segundo o levantamento, cerca de 78% dos municípios deram início às aulas presenciais, totalizando 1.921 das cidades ouvidas. Dessas, 23% já precisaram suspender aulas de pelo menos uma turma em função de casos de Covid-19. Outros 77% afirmaram que não tiveram de adotar esse tipo de medida até o momento.

Falta de imunizantes

Um em cada cinco municípios pesquisados ficaram sem imunizantes nesta semana, totalizando 21% ou 508 localidades. Desses, 45% apontaram que faltou vacina para a primeira dose, especialmente a da Pfizer (80%). Já 70% dos gestores afirmaram que não conseguiram completar o esquema vacinal da população por falta de imunizante. Nesse caso, a vacina que apresentou a maior falta foi a Astrazeneca (96%).

Pandemia

Quanto a novos casos confirmados, 25% dos municípios não registraram; 30% tiveram estabilidade; 24% queda; e 17% aumento. A variante Delta foi detectada em 13% dos Municípios, percentual próximo ao registrado na semana passada, de 12,1%. Medidas restritivas de circulação ou atividades econômicas ainda ocorrem em 43% dos municípios nesta semana. E 10% afirmaram que já editaram decreto no sentido de obrigar a vacinação para que se possa frequentar espaços coletivos.

Arapiraca/vale-gás

O deputado federal Severino Pessoa (Republicanos de Alagoas) saiu em defesa do Projeto de Lei 1374/21, que cria o auxílio Gás Social a fim de subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. O projeto foi aprovado na Câmara Federal e agora será enviado ao Senado.

Arapiraca/vale-gás

O texto prevê que o valor fixado semestralmente deverá ser, no mínimo, igual à metade da média do preço nacional de referência do botijão de 13 Kg nos últimos seis meses, conforme estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Arapiraca/VLT

Alguém se lembra do projeto de transportes coletivo do VLT em Arapiraca? Pois é. Essa proposta chegou a ser anunciada pelo prefeito Luciano Barbosa em certa solenidade, mas nunca foi realizada. O projeto previa um VLT que passaria por toda cidade e ainda o distrito da Vila São José, um dos maiores do município.

Arapiraca/Coletivos

Os passageiros de transportes coletivos de Arapiraca estão revoltados com as péssimas condições de manutenção dos ônibus que fazem linhas nos bairros da cidade. Muitos não têm cadeira nem para sentar, além de pneus carecas e falta de limpeza interna. Aliado a tudo isso os horários dos coletivos são irregulares.

Arapiraca/candidato

O vereador e presidente da Câmara de Arapiraca, Thiago ML, vai disputar uma vaga para deputado federal, decisão está alicerçada entre familiares e amigos, é notório o seu crescimento político de aceitação e apoio, em Arapiraca, onde ele preside a Câmara de vereadores, em Maceió, onde tem conseguido apoios importantes, como em muitas cidades alagoanas.

Arapiraca/candidato 2

O projeto político de Thiago ML tem o apoio dos vereadores Alisson da Tim, Dr. Fábio, Melquisedec, Zé Carlinhos, 11 suplentes, vários presidentes de associações comunitárias, várias lideranças e representará a força do Agreste, em especial, lembrando que Arapiraca já teve dois deputados federais eleitos no mesmo pleito. Seu projeto vem ganhando musculatura por ter nascido da vontade de amigos, familiares e da população.

Relacionadas