loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 27/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I19102021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Mais 1% Extra do FPM

Os prefeitos estão comemorando a promulgação de mais uma adicional de 1% Extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que aumenta ainda mais a receita das prefeituras, que, este ano, já receberam 35% a mais dessa transferência constitucional. Este ano as prefeituras já receberam mais de R$ 100,5 bilhões contra R$ 74 bilhões do ano passado, um recorde nunca registrado até hoje. A partir de agora as prefeituras contaram, além dos repasses normais mensais de FPM, com mais 3% extra no decorrer do ano. Para comemorar a boa situação financeira dos municípios haverá uma solenidade no dia 27 de outubro no Congresso Nacional para promulgação desta mais 1% de FPM Extra. Os prefeitos e vereadores poderão acompanhar a sessão pelos canais do Youtube da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou pelos canais de televisão das casas legislativas em TV aberta. De acordo com a PEC aprovada, o 1% de setembro será transferido, inicialmente, de maneira gradual, começando com 0,25% em 2022 até alcançar o total de 1% em 2025. A transferência do FPM é determinada no artigo 159 da Constituição. Atualmente já existe o 1% adicional de julho e o de dezembro.

Delmiro

Em Delmiro Gouveia, a gestão municipal continua apoiando o desenvolvimento e garantindo mais oportunidades, principalmente para o comércio local. O Refis 2021 foi, mais uma vez, prorrogado, e os contribuintes têm até o dia 2 de dezembro para quitar as dívidas e tributos municipais vencidos, com descontos de até 100% das multas e juros.

Delmiro 2

A Prefeitura de Delmiro Gouveia, através da Secretaria de Saúde e também de Educação, está aplicando o Programa Saúde na Escola - PSE em todas as unidades da rede municipal de ensino. Os pequenos delmirenses do Centro de Educação Infantil Maria Emilia da Silva - Distrito de Barragem Leste, participaram de atividades com fisioterapeuta, além de avaliação antropométrica e dermatológica para investigação de hanseníase.

Olho d’Água do Casado

O prefeito de Olho d’Água do Casado, Zé da Emater, juntamente com representantes do município da Assistência Social, Creas, Conselho Tutelar, CMDCA e o presidente da Câmara Municipal, Popô Mathias, participaram de reunião com o Ministério Público de Alagoas e prefeitos da região do Alto Sertão para discutir sobre a implantação da Casa Regional de Acolhimento para atender crianças e adolescentes.

Piranhas

Foram encerradas ontem as inscrições para as Oficinas de Dança que compõem o circuito da 17ª Mostra Alagoana de Dança. O evento, considerado o maior encontro de dança de Alagoas, está sendo promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Piranhas. As oficinas de Dança, ministrada pelo artista Marcos Topete e pelo coreógrafo da Luar do Sertão, Anderson Coutinho, foram divididas nas modalidades Xaxado e Quadrinha Junina.

Japaratinga

Ainda hoje repercute o sucesso das homenagens realizadas pelo município ao Dia do Professor. O prefeito Deo organizou uma linda festa com direito a música ao vivo, sorteio de brindes, almoço e muita diversão. O prefeito Déo cumprimentou todos os professores e, em seu discurso, agradeceu pelo empenho de cada um e garantiu mais investimentos na educação e mais valorização profissional.

Maragogi

A Comissão do Selo Unicef de Maragogi promoveu, na última sexta-feira (15), no auditório da Coopeagro, uma reunião para lançamento oficial do Selo Unicef 2021-2024. O intuito do encontro foi apresentar as metas e metodologias que serão trabalhadas pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O momento contou com a participação do prefeito Sérgio Lira e do vice-prefeito Gabriel Vasconcelos.

Penedo

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semsp) da Prefeitura de Penedo realiza nas principais vias da cidade a denominada operação tapa-buracos. O trabalho teve início na Avenida Beira Rio, onde diversos trechos estavam danificados e precisando dos reparos. A operação se estendeu da entrada da Rodovia Euclides Idalino, até a antiga delegacia de Penedo.

Penedo 2

Representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos, parlamentares e oficiais das forças de segurança reuniram-se para recepcionar o novo bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. A solenidade, realizada na noite na última quinta-feira, 14, no Theatro Sete de Setembro, foi aberta com apresentação da Orquestra de Meninos, uma das atrações do Festival de Música de Penedo.

Relacionadas