app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I21102021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 21/10/2021 - Matéria atualizada em 21/10/2021 às 04h00

Arapiraca: “Lata d’água na cabeça”

A problemática da falta de água em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoa, se transformou numa situação de calamidade pública. A população vem sofrendo há anos com a deficiência da Casal em prestar um serviço, que é uma concessão da Prefeitura e que deveria ser regido pelo fiel cumprimento do acordo. Contudo, a situação só se agrava a cada ano, ou pior, a cada mês, já que acompanhado da falta de água estão também os inúmeros vazamentos na rede de distribuição. Isso tem gerado desperdícios e também colocando em risco os imóveis que estão sofrendo com o comprometimento da estrutura onde ocorrem esses vazamentos. Atualmente vários distritos dos municípios estão há mais de 30 dias sem água, assim como bairros. O cenário de pré-colapso não é por falta de água para abastecer o sistema, mas por falta de investimento na infraestrutura para viabilizar a operação na distribuição. O silêncio de quem deveria sair em defesa da população contribui para que o problema perdure e piore. Sem perspectiva de que a situação seja resolvida com a Casal, a única esperança para os arapiraquenses é a privatização o mais rápido possível. Talvez mudanças possa trazer dias melhores para o povo de Arapiraca. Enquanto isso, o jeito é ouvir o canto da música “lata d’água na cabeça”.


Piranhas

Com o objetivo de melhorar a pavimentação asfáltica em algumas localidades do município, a Prefeitura de Piranhas iniciou, na última terça-feira (19), a operação ‘tapa-buraco’, que vai contemplar todas as avenidas do bairro Xingó. O trabalho é um paliativo que a Seinfra está realizando para amenizar os desconfortos enfrentados pela população.


Piranhas 2

No mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero, a Prefeitura de Piranhas em parceria com o Instituto de Gestão Pública Social (IGPS) promoveram um mutirão de mamografias na cidade e no Distrito de Piau. No total, serão beneficiadas cerca de 120 mulheres.


Piranhas 3

De acordo com Natália Araújo, coordenadora de Atenção Básica da Prefeitura de Piranhas, neste primeiro momento, as mamografias foram realizadas em mulheres que já possuíam requisição médica e aguardavam a marcação do exame na Secretaria Municipal de Saúde.


Penedo

A Prefeitura de Penedo abriu inscrição da Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios do Ifal. Com a Chamada Pública, é realizada a seleção de proposta específica para aquisição dos alimentos provenientes da agricultura familiar. Não perca tempo, confira o edital e participe.


Japaratinga

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Editora Espiral e o Instituto Invar, realizou a Oficina de Formações Pedagógicas com os professores, diretores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos – EJA e da educação infantil. Os professores da EJA concluíram o curso e os da educação infantil iniciaram a formação.


Maragogi

Buscando atender cada vez mais os anseios da população maragogiense, a prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou, na manhã da última terça-feira (19), a distribuição de leite para 41 famílias na comunidade Barra Velha, em Peroba. Em uma parceria com o governo do Estado, o programa contempla 364 famílias atendidas por semana, com 4 litros de leite por família, com um total de 1.456 litros de leite.


Maragogi/leite

O Programa do Leite faz parte de uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo do Estado, que tem como finalidade contribuir, como complementação, para o abastecimento alimentar de famílias, que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional por meio da distribuição gratuita de leite e ainda incentiva a produção leiteira dos agricultores familiares.


Maragogi/leite

Na ocasião, estavam presentes a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Márcia Fidélis, o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, a coordenadora municipal do PAA-Leite, Fabiana Braga, a diretora técnica da Assistência Social, Roseni Maria, a coordenadora de Benefícios Eventuais, Shrylley Nayara e o gerente de Campo, Edilson.

Mais matérias
desta edição