loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I11112021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O planeta em perigo

O planeta está reagindo às agressões da ação humana, com altas temperaturas, inundação e subida do nível do mar. Além disso, a produção de alimentos também está ameaçada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e mudanças genéticas. Contudo, a maior ameaça são as emissões de gases com efeito de estufa, que têm várias origens, sendo a produção de combustíveis fósseis a maior responsável. Mas há mais culpados, quase todos da responsabilidade do ser humano. A ciência é clara: para limitar o aquecimento global a +1,5°C, devemos primeiro reduzir as emissões de gases poluentes para metade até 2030. Mas o caminho para alcançar esse objetivo tem demasiadas pedras e envolve uma miríade de escolhas radicais para transformar todos os setores da economia. Um dos planos de ação para reduzir as emissões de gases poluentes é o abandono gradual dos combustíveis fósseis, que são particularmente poluentes. Num estudo divulgado a duas semanas da conferência do clima COP26, a ONU alerta que as metas do acordo de Paris estão em risco porque, apesar das declarações de intenção para reduzir a emissão de gases poluentes e controlar as alterações climáticas, vários governos têm planos para duplicar a extração de combustíveis fósseis - carvão, petróleo e gás - nos próximos anos. Os planos de produção de combustíveis fósseis - em nível mundial, continuam a ser “um perigo” à luz dos objetivos de Paris, segundo o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE/UNEP).

Aquecimento

No seu último relatório, publicado a uma semana da COP26, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas, mostra que, mais uma vez, as concentrações dos três principais gases com efeito de estufa, que retêm o calor da atmosfera, atingiram o pico em 2020.

Poluição

A desaceleração econômica imposta pela pandemia de Covid-19 “não teve um impacto perceptível” sobre o nível e a progressão dos gases com efeito de estufa na atmosfera, apesar de um declínio temporário nas novas emissões, observa a OMM. A taxa anual de 2020 de aumento nas concentrações de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) até superou a média do período 2011-2020, assinala a agência.

Maragogi/água

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, voltou atrás na entrega do serviço de abastecimento de água para a BRK. O prefeito justificou a mudança de decisão depois de avaliar estudos realizados que apontavam que é inviável para seu município as condições do contrato. O prefeito vai se posicionar oficialmente na próxima semana e destaca que não foi uma decisão política, mas técnica.

Arapiraca/água

Em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa também deverá se posicionar na próxima semana sobre os estudos que mandou fazer sobre a concessão do serviço de abastecimento da cidade para a BRK. Um grupo de prefeitos acompanhou Luciano Barbosa na decisão que pretende tomar.

Arapiraca/escuridão

A população de Arapiraca continua cobrando da prefeitura melhoria da iluminação pública. Vários bairros estão na escuridão e sob a ameaça de assaltantes. Em contrapartida a conta da CIP é cobrada de todos e é uma das mais caras de Alagoas. A população espera que até o Natal a situação melhore.

Coruripe/água

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, disse que vai aguardar um estudo que foi realizado e deverá sair o resultado na próxima semana. Beltrão aproveitou para fazer uma indagação: por que a empresa não quer assumir também o serviço de saneamento básico?

Japaratinga

Pela primeira vez, o doce destino Japaratinga esteve presente no Festival do Turismo de Gramado – Festuris, a maior feira de negócios turísticos da América Latina. O evento ocorreu nos dias 4, 5, 6 e 7 de novembro, na serra gaúcha. Mas a programação para Japaratinga começou no dia 3, na reunião da diretoria da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – Anseditur.

Pilar/SUS

A cidade do Pilar foi escolhida para sediar a Oficina de Expansão do Conecte SUS. O evento, realizado pelo Ministério da Saúde, é uma excelente oportunidade para qualificar seus gestores e corpo técnico qualificados acerca da Estratégia de Saúde Digital – ESD28, da própria RNDS e do uso das plataformas do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional.

Relacionadas