loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 04/07/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I16112021

[email protected]

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Transferência de recursos da União

Acontece hoje, das 9h às 16h, o Fórum Regional das “Transferências de Recursos da União”- Etapa Rio Grande do Norte. O encontro terá transmissão on-line pelo YouTube (Canal SeplanRN). As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço: www.transferencias.rn.gov.br. Realizado pela Secretaria de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai ministrar uma palestra técnica sobre Captação de Recursos, com abordagens sobre a estruturação do setor de captação de recursos, os processos de planejamento e priorização das demandas por obras, serviços e equipamentos, além das ações de identificação das fontes de recursos por meio da Plataforma Êxitos. A Confederação lembra que o trabalho de captação de recursos requer constante atualização e qualificação das equipes técnicas envolvidas, em especial aos gestores municipais de convênios e contratos de repasse, dadas as particularidades e as constantes mudanças nos processos, sejam através de normativos ou de ferramentas tecnológicas de uso obrigatório. Os Fóruns Regionais objetivam promover maior integração entre ministérios, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais, Controladoria Geral da União, governos estaduais e entidades municipalistas, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos públicos.

Piranhas/IGPS

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais realizou em Piranhas, semana passada, curso de sensibilização e humanização na saúde com a palestrante Maria Tereza Lacerda (especialista em gestão de pessoas, graduanda em gestão pública municipal e direitos humanos) através do Educa + IGPS no município de Piranhas -AL.

Piranhas/IGPS 2

O curso foi organizado pelo IGPS juntamente com a Secretaria de Saúde do município de Piranhas, ofertando assim capacitação para os 65 profissionais de saúde onde os beneficiados será toda a população do município com um atendimento mais humanizado e sensibilizado com a saúde do próximo. Todos os participantes receberam mochila, blusa, pasta, ofício e um bombom dando boas-vindas ao evento, preparado com muita dedicação para esses profissionais de saúde.

Pilar/escola bilíngue

O prefeito do Pilar, Renato Rezende, anunciou que, no próximo ano, o município terá a primeira escola bilíngue em tempo integral de Alagoas. A iniciativa é inédita talvez no Brasil, porque não se tem até agora registro de qualquer unidade pública de ensino funcionando com conceito tempo integral bilíngue, ou seja, toda comunicação entre os alunos terá a língua inglesa praticada diariamente no convívio entre todos.

Ihapi/saúde

O município de Inhapi, no Sertão de Alagoas, foi beneficiado com uma emenda individual impositiva, da deputada estadual Fátima Canuto, no valor de R$ 700 mil destinado a comprar duas novas ambulâncias de grande porte para o município. A população do município necessitava havia muito tempo de novos veículos para transporte de pacientes para tratamento médico.

Milagres/saúde

Outra ação parlamentar da deputada Fátima Canuto foi realizada no município, no distrito de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, com o projeto Rota da Saúde, levando especialidades e exames para as mulheres, homens e crianças da região. Dentre eles: urologista, exames de PSA, mamografia, pediatra e clínico geral. Ação realizada em parceria com o vereador Davi, com o pastor Petrúcio, da Igreja Batista de Porto da Rua, e com o amigo Carlinhos Monteiro.

Penedo/servidores

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag) da Prefeitura de Penedo convoca todos os servidores para atualização de dados cadastrais, atendendo necessidade de adequação ao sistema do governo federal chamado E-social. Todo pessoal efetivo, contratado e comissionado precisa informar o CPF de seus dependentes, seja qual for a idade dele. Além disso, servidores cedidos para outros órgãos ou em regime de licença, de qualquer natureza, também precisam fazer a atualização.

Penedo/cadastramento

Para facilitar o trabalho de atualização cadastral do funcionalismo municipal, os dados de identificação do servidor e seus dependentes podem ser enviados por e-mail ([email protected]). O serviço também estará disponível de forma presencial, na sede da Seplag, das 8h às 13h, no setor de Recursos Humanos, que funciona na sede da pasta, localizada na Avenida Wanderley, nº 98, bairro Santa Luzia.

Relacionadas