Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I24112021
.

Portugal e Brasil duas Nações irmãs
Brasil e Portugal vivem um momento importante de aproximação, em todos os sentidos, mas principalmente porque as duas nações, às vésperas dos 200 anos da Independência do Brasil, parecem sentir a necessidade de se unirem novamente sem disputas de dominação, mas por terem a certeza de que podem se fortalecer bastante juntos. Somos nações irmãs com costumes, tradições religiões e, principalmente, a língua portuguesa, que também contribuiu para manter o Brasil unido, graças a dois importantes personagens da história luso-brasileira: Pedro Primeiro ou Duque de Bragança, o rei soldado, como era chamado popularmente em Portugal, e Pedro Segundo, um dos mais preparados chefes de Estado do Brasil. Às vésperas dos 200 anos de Independência, Portugal e Brasil vivem um momento de grande aproximação, com muitos brasileiros vivendo em terras lusas e portugueses investindo no Brasil e torcendo para que os brasileiros povoem Portugal, devido à baixa demográfica. O governo português está preocupado com isso e pretende promover a imigração para povoar o país, e o Brasil tem tudo para ser a nação escolhida para isso. No último final de semana, entrevistamos o empresário Jorge Rebelo, diretor-presidente do Grupo Vila Galé, que relatou a falta de mão de obra nos hotéis em Portugal e disse que o grupo, que já tem brasileiros trabalhando, vai aumentar ainda mais a contratação dos trabalhadores verdes e amarelos. Segundo ele, têm sido os que têm mais se destacado no desempenho no grupo.
Encontro internacional
Na última semana, entre os dias 15 e 19 de novembro, a equipe do projeto InovaJuntos, da CNM, esteve em Portugal para a realização da primeira missão técnica presencial do projeto. A missão foi realizada na cidade de Lisboa e contou, ao longo da semana, com representantes do parceiro de implementação do projeto, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, membros da OFICINA - uma empresa contratada pelo CES e representantes das entidades portuguesas participantes do Projeto.
Maragogi/Defesa Civil
Em Maragogi, os jovens do curso de Bombeiro em Defesa Civil realizaram treinamento de aulas práticas. Eles realizaram reconhecimento das áreas de risco e aprenderam como mitigá-los. O treinamento prático aconteceu no Povoado de Barra Grande e rua do barracão. Maragogi é um município que sofre bastante no período invernoso com as chuvas.
Maragogi/praia
A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com a Prefeitura de Maragogi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Maragogi, promoveu o Projeto Praia sem Barreiras. O intuito do projeto é proporcionar que pessoas com deficiência possam viver a experiência de entrar no mar, utilizando cadeiras anfíbias, além de promover a inclusão.
Maragogi/acesso
Banho de mar assistido e campeonato de bocha adaptado foram algumas das atividades realizadas na oportunidade. A ação contou com a presença da primeira-dama e fundadora da Apae Maragogi, Márcia Fidélis, e do superintendente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Gino César.
Japaratinga
A Secretaria de Educação de Japaratinga promoveu nas escolas o projeto Cultura Afro-brasileira na quadra de eventos e contou com a presença do prefeito Déo. Alunos da Rede pública e privada apresentaram danças, poesias, arte e a cultura afro-brasileira. O corpo de jurados, composto por secretários municipais, escolheu os vencedores do desfile da beleza negra.
Penedo
Penedo entra definitivamente no roteiro do turismo de eventos com a inauguração de um moderno Centro de Convenções e Eventos que leva o nome de um ilustre empresário, o Comendador Zeca Peixoto. O equipamento fica no subsolo do clássico Hotel São Francisco, onde funcionava o Cine São Francisco, que fez história nos Festivais de Cinema Brasileiro.
Penedo 2
A entrega desse importante equipamento turístico será no próximo sábado, às 18h, com uma solenidade e depois com o show da cantora Elba Ramalho. A obra durou mais de dois anos e começou na gestão do ex-prefeito e agora secretário estadual de desenvolvimento e turismo, Marcius Beltrão, e finalmente concluído pelo atual prefeito Ronaldo Lopes, que tanto lutou também para conclusão dos trabalhos