app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I27112021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 27/11/2021 - Matéria atualizada em 27/11/2021 às 04h00

Piso de enfermeiros

Os prefeitos emitiram uma nota oficial manifestando indignação com a aprovação, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020 com a retirada da emenda 2, apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT). “A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reforça a necessidade de valorização dessas carreiras, mas destaca que, como aprovado, a partir de acordo entre senadores e governo federal para eximir a União da sua corresponsabilidade no custeio da Saúde, o projeto leva a já frágil situação fiscal dos municípios ao colapso imediato.

Mais uma vez o Senado se alia ao Executivo federal e impõe proibitivo custo aos entes federados, sem qualquer análise acerca da fonte de recurso para a obrigação, demonstrando que a Casa da Federação nesse ato desequilibra o pacto federativo. A entidade alerta que o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira trará um impacto direto imediato às gestões municipais de R$ 20 bilhões ao ano. Não se pode aceitar novamente imposição de despesas sem que seja considerada a situação fiscal daqueles que estão na ponta, prestando grande parte dos serviços à população. O impacto previsto representa praticamente todo o repasse de 2020 destinado à Atenção Básica feito pelo governo federal aos Fundos Municipais de Saúde. Isso significa menos recursos para a atividade-fim em Saúde. Serão menos recursos para unidades de saúde, compra de medicamentos, dentre outras necessidades que impactam diretamente a vida da população. Uma votação irresponsável fiscalmente, que mais uma vez joga a conta para cima do cidadão. São 781,4 mil profissionais contratados direta e indiretamente pelos municípios”, diz a nota da CNM.


Boca da Mata/IGPS

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realizou, em parceria com a Prefeitura de Boca da Mata/AL, na última quarta-feira (24), 50 consultas com o urologista como medida de combate ao câncer de próstata. A ação contou com 3 funcionários da prefeitura e 5 do IGPS (incluindo o urologista Fabrício Ramos). Além de lanches e camisetas para os participantes, o IGPS também ofertou uma palestra informativa sobre a prevenção do câncer de próstata. Todos os pacientes foram previamente examinados através do PFA.


Penedo

Acontece neste domingo (28), às 18h, a inauguração do Centro de Convenções de Penedo, localizado no subsolo do Hotel São Francisco, com capacidade para 700 pessoas. O Centro de Convenções coloca Penedo definitivamente no roteiro do turismo de eventos como Congressos e Seminários. Logo após a inauguração acontece um show com a cantora Elba Ramalho.


Coruripe/saúde

A Unidade de Pronto Atendimento do município foi contemplada com dois respiradores doados pela Universidade de São Paulo. Durante a entrega, foram garantidos mais dois equipamentos. Um fica na UPA e o outro vai para o Hospital da Pindorama, que será reaberto em breve. Os respiradores vão fortalecer a rede de urgência e emergência da cidade.


Coruripe/Câmara

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe participaram, na última quarta-feira (24), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para a prestação de contas referente aos indicadores de saúde do 3º quadrimestre de 2020 e do 1° e 2° quadrimestre de 2021. Os relatórios são importantes instrumentos de monitoramento e acompanhamento das políticas públicas de saúde.


Piranhas/IGPS

A Prefeitura de Piranhas e o IGPS entregam uniformes e equipamentos de proteção aos profissionais da limpeza urbana. Os profissionais da limpeza urbana de Piranhas receberam novos fardamentos, materiais de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPIs), ofertados pela Prefeitura em parceria com o Instituto IGPS.


Piranhas/IGPS 2

A iniciativa garante mais segurança e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na varrição, coleta de lixo e capinação. De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura, Júnior Fortes, dentro das próximas semanas, os profissionais da jardinagem e manutenção hidráulica também serão contemplados com os equipamentos.


Piranhas/óculos

A Secretaria Municipal de Educação de Piranhas, em parceria com o Instituto IGPS, realizou também a entrega de mais 50 óculos de grau para alguns alunos da rede municipal de ensino. Desta vez, os beneficiados são da Escola Antônio Brandão, localizada na Vila Entremontes. Durante a ação, o prefeito Tiago Freitas e sua equipe distribuíram kits de merenda escolar para os alunos que continuam estudando de forma remota.

Mais matérias
desta edição