Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I14122021
.

Prefeitos não querem réveillon
A pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) no período de 6 a 9 de dezembro aponta que os gestores municipais são favoráveis à exigência do passaporte vacinal para estrangeiros que entram no Brasil e a não realização dos festejos públicos de réveillon. Esse debate aquece ainda mais a polêmica que só serve para alimentar a politização da pandemia. A pesquisa da CNM ouviu 2.662 prefeitos. A precaução das prefeituras também se estende às festas de fim de ano. Quando questionados sobre a realização de eventos de réveillon abertos ao público neste ano, 64,7% (1.723) decidiram que não haverá festas. Em 11% (292), os eventos seguem confirmados e em 23,6% (627) a questão está indefinida. Em relação ao carnaval em 2022, o cenário é semelhante. Por ora, 64,3% (1.712) dos municípios informaram à Confederação Nacional de Municípios (CNM) que não vão organizar eventos públicos no período, enquanto apenas 1,4% (38) estão prevendo a realização da festa e 33,2% (883) ainda não decidiram. Ainda sobre a vacinação contra a Covid-19, somente 18,3% (488) das gestões locais instituíram, por decreto ou recurso similar, a obrigatoriedade da vacina para frequentar lugares públicos e privados na cidade. No questionário, 79,7% (2.121) responderam que não adotaram tal medida. A pesquisa também mostra o cenário de obrigatoriedade do uso de máscaras no país. A regra segue em vigor em 98% (2.608) dos Municípios nos ambientes privados e em 85,6% (2.279), em locais públicos. Dos gestores municipais participantes da pesquisa da CNM, 92,7% (2.469) afirmaram que pretendem manter a obrigatoriedade da máscara mesmo.
Municípios/vacinação.
A falta de vacinas nas cidades continua em queda. Nessa edição, 178 municípios (6,7%) relataram problemas com falta de doses, sendo que em 106 houve falta do imunizante para a segunda dose e em 62, para a primeira dose. Já para doses de reforço, faltou vacina em 206 municípios (7,7%).
Pão de Açúcar
A Secretaria Municipal de Administração de Pão de Açúcar reuniu os setores administrativos das secretarias municipais para trabalhar o Planejamento de 2022. Essas reuniões são de suma importância para organização da gestão municipal, para inovação, além de servir de instrumento eficaz na política de desenvolvimento sustentável do município.
Coruripe/guarda civil
Os guarda-vidas civis de Coruripe participaram de uma capacitação, com certificação internacional. Ao todo, o município conta com um quadro de quatro profissionais de salvamento, que agora estão equiparados aos melhores da Europa. O curso, Lifeguard ADS International, é ministrado no Brasil em conformidade com as normas e padrões da profissão e as diretrizes nacionais e internacionais em salvamento aquático.
Coruripe/salvamento
O curso tem como objetivo formar profissionais do salvamento aquático, como guarda-vidas, para que esteja capacitado para atuar em clubes, parques aquáticos, academias, resorts, entre outros espaços. Além disso, o programa pode ser direcionado para os profissionais que pretendem atuar em represa ou mar.
Coruripe/saúde
Zerar a demanda reprimida e levar aos coruripenses diversas especialidades médicas, exames que no passado eram distantes de alcançar a todos. Esse o propósito do Saúde Tem Pressa. Em mais uma edição, toda a equipe foi até o povoado Barreiras e na comunidade, em apenas um dia, foram mais de 250 atendimentos. Alguns pacientes tiveram pela primeira vez acesso a consultas especializadas.
Maragogi/assentamentos
A coordenadoria da juventude de Maragogi, em parceria com o Movimento Ala Jovem, levou o Projeto “Sua Carreira em Pauta” para os jovens do Assentamento Massangana. Eles ofereceram um curso gratuito para a juventude ingressar no mercado de trabalho. Foram abordadas técnicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, além de como elaborar um curri´culo, marketing pessoal, dinâmica, raciocínio lógico e muito mais.
Japaratinga/praias
A gestão municipal do prefeito Deo em Japaratinga resolveu um problema muito antigo na praia urbana da cidade, que foi a retirada de uma língua de água sujo, que existia há mais de 40 anos. O prefeito determinou que o problema fosse resolvido e assim foi feito garantindo saúde aos banhistas e preservando o meio ambiente.
Piranhas
Começa hoje em Piranhas o “Viva os Cânions”, um evento de fortalecimento e potencialização do turismo na região. Serão realizadas palestras voltadas a gestores de mídias digitais e influencers. O palestrante será o especialista em Marketing para Pequenos Negócios Rafael Falcão. Também será promovida uma exposição de artesanatos da região e um network entre empresários, com entrega e apresentação do Portal e do Instagram do Cânions do Velho Chico.