app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I28012022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 28/01/2022 - Matéria atualizada em 28/01/2022 às 04h00

Sobra dinheiro nas prefeituras

Os índices da atividade do turismo no Brasil demonstram crescimento a cada mês em alguns destinos, até mesmo superando o período pré-pandêmico (2019). Até o Ministério do Turismo apontou crescimento da atividade em 21% no segundo trimestre de 2021. Os números vão de encontro a um alarde da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que diz que 2022 é um ano de incertezas e que os municípios podem ter perdas na atividade turística, quando a realidade é outra, com hotéis e voos cheios de turistas. A prática municipalista de “chorar” para tentar receber “ajuda” financeira é antiga. Assim como dizer que as prefeituras estão sem recursos, quando a realidade diz que nunca na história da República Brasileira os prefeitos tiveram tanto dinheiro nas mãos para trabalhar. O choro faz parte da estratégia para não realizar obras, promover a cidadania e o desenvolvimento. Mas as expectativas para 2022 são positivas. Em estudo feito com associados, a Abav mostrou que um terço das empresas espera faturamento 60% maior neste ano do que no ano anterior. Outros 27% esperam alta de 50%. Mas o que o setor mais teme é que a ômicron tenha entrado em cena para mudar os planos e repetir o baque do início da pandemia. Vale lembrar que o mês de janeiro não terminou e já supera o de 2021 em 54%. Dinheiro não falta nas prefeituras, o que falta é competência e talvez probidade no emprego do dinheiro público.


Penedo/salários

O salário de janeiro dos servidores efetivos e contratados da Prefeitura de Penedo começou a ser pago na quarta-feira (26). O calendário de quitação do funcionalismo municipal começou com a faixa denominada Demais Secretarias. Ontem receberam os trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria Municipal de Saúde.


Penedo/salários 2

A folha de pessoal da Prefeitura de Penedo será concluída na sexta-feira, 28, quando recebem os servidores da Secretaria Municipal de Educação. O 13º salário dos funcionários que fazem aniversário no mês também será pago na data.


Penedo/abastecimento

À medida que o nível do rio São Francisco sobe, mais vegetação flutua em suas correntezas, a ponto de atrapalhar a captação de água para a cidade de Penedo, no ponto principal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O sistema precisa ser paralisado a cada três horas, com serviço de limpeza concluído no intervalo de 40 a 50 minutos.


Coruripe/procuradoria

A Procuradoria Geral do Município de Coruripe, por meio do procurador Ricardo Araújo, obteve uma importante vitória na Justiça Federal, que culminou na anulação de R$ 9,5 milhões de débitos federais referentes ao FGTS e à Contribuição Social – NDFC. A decisão garante também isenção do município às restrições de envio de verbas pela União. As autuações ocorreram em 2018 pela Fazenda Nacional.


Coruripe/procuradoria 2

De acordo com o procurador do município, as multas haviam sido impostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE em auditoria e foram mantidas mesmo após a apresentação de defesa perante o órgão federal. Além dos valores vultosos, a sanção implicou em restrições no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais, conhecido como CAUC, que impossibilitaram o ente municipal de receber verbas federais. Nessa situação, fez-se necessário o ingresso da ação judicial pertinente.


Pão de Açúcar

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Pão de Açúcar, parabeniza os alunos da Rede Municipal de Ensino pela Certificação de MENÇÃO Honrosa, na segunda fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Os alunos são: Gustavo Gonçalves da Silva, João Pedro Carvalho dos Santos, Kauã Oliveira Matos, Rayane Lima, Luis Rangel Gomes Falcão.


Delmiro/cisternas

Em Delmiro Gouveia, dez famílias, em três povoados, estão sendo beneficiadas com a construção de cisternas em parceria com a Central das Associações de Agricultura Familiar - Ceapa. Os recursos foram destinados pela Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas. O programa oferece todo o serviço de construção.


Delmiro

Para garantir a segurança dos servidores e usuários da UPA e da Central de Triagem em Delmiro Gouveia, periodicamente as unidades estão sendo sanitizadas. O processo garante a higienização dos ambientes com a eliminação do vírus da Covid-19. Porém, em caso de necessidade de uso das unidades de saúde, evite tocar nas paredes e maçanetas. Em todos os ambientes você encontrará álcool para a higienização das mãos e, durante todo o tempo em que estiver na unidade, é obrigatório o uso de máscara.

Mais matérias
desta edição