loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 30/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I09022022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Vacinação de crianças

A vacina para crianças de 5 a 11 anos é uma prioridade neste momento para garantir a imunização da população e evitar o colapso no sistema de saúde. Em 95,5% dos municípios, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos teve início. Em relação ao retorno às atividades escolares presenciais, 25,9% afirmaram que as aulas já começaram e 72,6% informaram que ainda não. Destes, 88,8% têm data para o início. As informações foram levantadas pela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a situação da Covid nos municípios brasileiros. A entidade ouviu 1.827 prefeituras entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. Sobre a obrigatoriedade da comprovação da vacina para os alunos que começarem a frequentar as aulas presenciais, 21,3% dos gestores locais afirmaram que será exigida, 26,2% que não haverá essa exigência e na maioria dos Municípios pesquisados, 51%, ainda não foi tomada essa decisão. Quanto à disponibilidade do imunizante para crianças, o levantamento apontou que 15,5% dos pesquisados indicaram a falta nesta semana e 82,6% afirmaram não existir nenhum problema com a quantidade de vacinas recebidas. No que se refere à falta do imunizante para a dose de reforço, a pesquisa identificou que faltou imunizantes em 11,5% das localidades.

O aumento das internações em 37% dos pesquisados foi identificado pela pesquisa, enquanto em 33,6% não ocorreram novas internações, em 22,1% houve estabilidade e em somente 5% diminuição nesta última semana. Em relação às internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a pesquisa verificou o aumento em 19,9% dos pesquisados, em 55,9% não ocorreram internações em UTIs, em 16,5% se manteve estável e em 2,8% reduziram as internações nesta última semana. Fonte CNM

Testes

A CNM questionou as prefeituras quanto à falta de testes rápidos (antígeno) para detecção da Covid-19. Em 24,8% dos municípios houve a falta de testes. Já para a maioria, 74,5%, não se registrou a falta. Cabe constatar que, na última edição da pesquisa, o percentual de municípios com falta de testes era de 18,1%, subindo agora para 24,8%.

Laboratórios

A CNM perguntou ainda se as prefeituras teriam contratado laboratórios particulares para encaminhamento de testes da população local. Em 21,6% das respostas, as gestões realizaram contratações. Já a maioria, 77,6%, não realizou contratação de laboratórios para testagem de RT-PCR.

Carnaval/cancelamento

O levantamento constatou que 45,5% das cidades cancelaram todos os festejos públicos e privados. Já 31,1% ainda não definiram quais medidas serão adotadas, 18,6% cancelaram apenas os festejos públicos, mas mantiveram os privados, e 2,6% mantiveram os festejos públicos e privados.

Roteiro/IGPS

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPS) realizou mais uma ação de exame de vista e distribuição de óculos no município de Roteiro, em parceria com a Prefeitura Municipal. A ação contou com a atuação de cinco profissionais do IGPS, incluindo o optometrista, e 2 funcionários da prefeitura.

Roteiro/IGPS 2

O instituto ofereceu todos os materiais e profissionais necessários para a realização dos exames, bem como um consultório móvel e posteriormente as armações e a confecção das lentes dos óculos para a população. Todas as 50 crianças atendidas tiveram a oportunidade de escolher suas armações em uma bancada estruturada logo após a triagem. O IGPS também ofereceu um kit de café da manhã para maior conforto dos beneficiados.

Japaratinga

Uma equipe da Marinha do Brasil realizou uma palestra sobre segurança na navegação, no último domingo (6) em Japaratinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Associação dos Lancheiros. A iniciativa atendeu a uma demanda dos permissionários do setor Aquaviário. O prefeito Déo agradeceu à Marinha do Brasil e garantiu que sempre apoia iniciativas que beneficiem o povo.

Penedo

A tarifa social de energia elétrica já é realidade para mais de 10 mil famílias em Penedo. Em parceria com a empresa Equatorial, o município viabilizou a inclusão ao direito social para famílias em situação de vulnerabilidade, sem a necessidade de fazer o procedimento em um posto do JÁ. Até o final deste ano, mais famílias serão incluídas no benefício.

Relacionadas