loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 04/08/2026 | Ano | Nº 6281
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I22022022

.

Ouvir
Compartilhar

Resistência à vacina

Mais de 59% dos municípios relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. A informação foi levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos municípios. O levantamento ouviu 2.193, o que representa 39,4% dos municípios, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Ainda em relação à vacinação desse público, 2,3% dos gestores ouvidos afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina contra o coronavírus. Já 94,4% não registraram reações graves, e 3,3% prefeituras não responderam a essa questão. A vacinação para esse grupo teve início em 98,9% das cidades ouvidas pela pesquisa. Em 19 municípios, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos ainda não teve início. O levantamento também abordou a falta do imunizante para crianças de 5 a 11 anos de idade. Em 11,2% dos municípios, faltou a vacina destinada para este público. Outros 87% não registraram a falta do imunizante. Sobre as festas de carnaval, a pesquisa identificou que 46,1% das prefeituras cancelaram todas as festas públicas e privadas. Já 24,5% cancelaram a realização de festejos públicos, mas mantiveram as privadas. Por outro lado, 25,1% dos municípios ainda não decidiram sobre a realização ou não das festas. Em apenas 3,3% o Carnaval ocorreu normalmente, com a promoção de festas públicas e privadas. (Fonte: CNM).

Óbitos, internações e testes

A não ocorrência de mortes pela doença foi informada pela maioria dos municípios que participaram da pesquisa: 61,8%. Em 16,3%, houve registro de aumento no número de óbitos; em 13,2% os números se mantiveram estáveis, e 5,7% registraram queda nas mortes.

Shorts Youtube
Play
PM é preso após atirar em dono de oficina; vídeo mostra ação

PM é preso após atirar em dono de oficina; vídeo mostra ação

Play
Vestido de palhaço e com uma faca, homem tenta invadir casa

Vestido de palhaço e com uma faca, homem tenta invadir casa

Play
Fuga em massa: presos arrancam vaso sanitário e escapam

Fuga em massa: presos arrancam vaso sanitário e escapam

Play
Caseiro reage a assalto e é morto com tiro na cabeça

Caseiro reage a assalto e é morto com tiro na cabeça

Play
Mãe que perdeu filho para serial killer de Maceió encontra na confeitaria  novo sentido para a vida

Mãe que perdeu filho para serial killer de Maceió encontra na confeitaria novo sentido para a vida

UTI

As internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da Covid-19 não ocorreram em 56,9% dos municípios, se mantiveram estáveis em 20,2% e em alta em 9,9%. As taxas de internação em UTI registraram queda em 9,4% dos municípios. Quanto às internações em leitos normais, 39,4% dos municípios não tiveram registro, 28,3% apontaram estabilidade, 16,7% aumento e 4% queda de registro de internações.

Japaratinga/paredões

Um problema sério está sendo criado nas praias de Japaratinga com a presença dos famigerados “Paredões”, que fazem do paraíso um verdadeiro inferno com o barulho. Para burlar a ação da polícia, os elementos donos dos paredões, estão promovendo o terror na Praia de Salgado, geralmente à noite. As figuras derrubaram as barreiras colocadas pelo ICMBio e a Prefeitura de acesso à praia semana passada numa prova de enfrentamento com as autoridades.

MP/Paredões

O Ministério Público tem um núcleo que cuida do cumprimento da lei que proíbe as ações dos famigerados paredões, que só tem recebido elogios pela atuação. Seria interessante que o núcleo realizasse ações sistemáticas para coibir atos infracionais dessa ordem em Maragogi e Japaratinga.

Tartarugas/Paredões

No último final de semana vários elementos, donos de paredões, se reuniram na Praia de Salgado, durante a noite e madrugada, numa arruação que começou às 21h e só terminou às 5h da manhã, infernizando hóspedes de hotéis e pousadas próximos, além de estarem prejudicando o período de desova das tartarugas marinhas.

Coruripe/food park

A gestão do prefeito Marcelo Beltrão dá passo largos para colocar Coruripe no roteiro turístico estadual e internacional. No último final de semana o prefeito inaugurou o espaço de food park, com toda infraestrutura para receber a população e os turistas. Antes, porém, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu palestras de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos destinada a todos comerciantes que vão atuar no food park.

Coruripe/food park

A palestra teve como objetivo mostrar as práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos comerciantes que manipulam alimentos, desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo até a venda ao consumidor. A fiscal sanitária Priscila Lobo explicou que o objetivo da Vigilância Sanitária é contribuir para que os comerciantes aprendam a forma correta de manipular os alimentos, evitando assim danos à saúde dos clientes.

Penedo

Mais uma obra estruturante realizada entre a Prefeitura de Penedo e o governo de Alagoas está concluída. A ponte de concreto construída no povoado Taquari está liberada para o tráfego de veículos a partir desta quinta-feira, 17 de fevereiro. O investimento localizado na comunidade distante cerca de 25 km da sede da Prefeitura de Penedo suporta até 40 toneladas, de acordo com o engenheiro civil e Secretário Municipal de Serviços Públicos, Ivo Costa.

Relacionadas