Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I11032022
.

Municípios e o turismo
A atividade turística continua sendo uma fonte geradora de postos de trabalho no Brasil, graças ao crescimento do turismo doméstico que ganhou, por incrível que pareça, impulsionamento depois da pandemia. Existe uma grande demanda reprimida aliada à vontade de sair e viajar depois de um longo período de confinamento residencial. O município que descobrir que pode desenvolver a atividade turística, se planeja para entrar neste mercado e ser parte do roteiro nacional, precisa, antes de tudo, de planejamento. Entre eles, estão algumas ações voltadas ao desenvolvimento e a melhoria da mobilidade e da conectividade turística para os municípios brasileiros e que foram apresentadas durante reunião da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com representantes do Ministério do Turismo (Mtur). O planejamento do transporte turístico de passageiros e 30 rotas turísticas estratégicas ganharam destaque. O coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Mtur, Higor de Oliveira Guerra, e a assistente do departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Ana Cláudia Bazzo Sá, mostraram os avanços registrados. Também pontuaram políticas para gerar segurança nos deslocamentos de turistas; melhor ambiente de negócios; e novos investimentos no setor, gerando emprego e renda. Dentre as iniciativas, o diagnóstico de infraestruturas de transporte das 30 Rotas Turísticas Estratégicas contemplou 152 Municípios e traçou as condições de transporte das rotas, incluindo estrutura, integração de modais e disponibilidade de informações.
Seminário
O Mtur vai apresentar as ações para os municípios contemplados no I Seminário de Mobilidade e Conectividade Turística: diagnóstico das infraestruturas de transporte das 30 Rotas Turísticas Estratégicas, marcado para 17 março, das 9h às 12h30, com transmissão pelo canal do Ministério no Youtube.
Em defesa da mulher
Na condição de coautor do projeto, que prevê a distribuição gratuita de absorventes íntimos para mulheres de baixa renda, em situação de rua ou sob medida socioeducativa, o deputado federal alagoano Severino Pessoa comemorou a assinatura do decreto presidencial, feito nessa terça-feira (8), que regulamenta a distribuição do item de higiene a milhões de mulheres brasileiras.
Projeto
Feliz ao ver que o projeto de sua autoria passa a se tornar um direito constituído e garantido às mulheres brasileiras, o parlamentar enfatizou o ato como uma vitória feminina na Semana da Mulher. “A regulamentação do decreto é mais uma importante vitória na história das mulheres brasileiras. Elas já conquistaram o poder do voto, da igualdade e agora podem comemorar mais essa conquista que é o combate à pobreza menstrual”, frisou o deputado.
Piranhas fora do mapa
Estranhamente, o município de Piranhas, o terceiro destino turístico de Alagoas e o primeiro de água doce do Nordeste, ficou fora das 30 Rotas Turísticas Estratégicas do MTur, que contemplou 152 Municípios, e que traça as condições de transporte, incluindo estrutura, integração de modais e disponibilidade de informações. Somente os destinos turísticos do litoral norte foram contemplados. Mais uma vez o nordestino sertanejo foi deixado de lado.
Piranhas
Os alunos da rede municipal de ensino de Piranhas voltaram às aulas presenciais na última quarta-feira (09). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o retorno acontece de forma 100% presencial nas 14 unidades escolares e na creche do município. “A expectativa com o retorno das aulas presenciais sempre foi muito positiva para nós. Toda nossa rede de educação foi orientada e capacitada para essa nova realidade”, disse o secretário de Educação, Jeocondes Barbosa.
IGPS/Mulher
As mulheres alagoanas dos municípios de Igaci, Roteiro e Penedo foram homenageadas pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPS) durante esta semana. A programação continua na próxima semana nos municípios de Pariconha, Piranhas e Boca da Mata. O IGPS realizou as homenagens em parceria com as prefeituras.
Maragogi/covid
Maragogi continua na fase Azul de controle da pandemia segundo o Decreto Estadual que determina que está autorizada a realização de eventos públicos, privados, corporativos e manifestações religiosas, limitado a apenas 01 (um) dia de evento, inclusive com venda de ingressos, desde a 0h (zero hora) do dia 25 (vinte e cinco) de janeiro de 2022.
