Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I06042022
.

Turismo em Alagoas nas mãos da Justiça
Alagoas se prepara para se tornar um destino internacional de turismo, com a chegada da primeira unidade do grupo português Vila Galé. Atualmente essa rede de hotéis é a maior do Brasil com 11 grandes hotéis, gerando mais de 2 mil empregos diretos e mais de 5 mil indiretos, além de aquecer a economia nas regiões em que se instala. Outro fato econômico, que ocorre com a chegada das unidades da Vila Galé, é a valorização imobiliária, assim como a atração de outros empreendimentos hoteleiros e também de bares, restaurantes e atividades comerciais, além dos passeios que vão movimentar e geram milhares de empregos. O investimento em Alagoas é de R$140 milhões e o empreendimento deve ser inaugurado em junho deste ano. O Grupo Vila Galé já iniciou também o processo seletivo para contratação. Na semana passada, cerca de mil pessoas foram entrevistadas, além de fornecedores de produtos que vão movimentar a pequenina Barra de Santo Antônio, cuja economia é sustentada principalmente pelo cultivo da cana-de-açúcar, pesca e colheita do coco. Mesmo com tantos benefícios proporcionados com a chegada dessa unidade hoteleira internacional, há uma pendenga judicial, movida pela antiga construtora, que foi retirada da obra por não estar cumprindo o cronograma previsto no contrato. A empresa recorreu então à Justiça cobrando possíveis prejuízos com a sua saída da obra. O questionamento virou um processo judicial em Alagoas e pode prejudicar milhares de trabalhadores, além da atividade turística no estado se a obra for paralisada. O pedido de empresários e autoridades é para que o processo continue nos tribunais, mas que o hotel seja concluído e colocado em funcionamento. Os alagoanos vão agradecer, com certeza.
Sertão/IGPS
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) continua hoje suas ações no Sertão de Alagoas. Hoje o IGPS atende a população de Pariconha com exames oftalmológicos. Amanhã a ação será em Olho d’água do Casado onde 50 crianças serão atendidas e na sexta-feira (8) em Pão de Açúcar atendendo a 50 pessoas. O UGPS é uma instituição sem fins lucrativos e que atende famílias de baixa renda em parceria com as prefeituras.
Maragogi
Na última semana, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) instalou um núcleo em Maragogi. O termo de posse foi assinado pelo coordenador nacional do movimento, Artur Custódio; com o prefeito Sérgio Lira; a secretária de Assistência Social, Márcia Fidélis; o secretário de Saúde, Francisco Lins e os integrantes da Rede Universitária de Enfrentamento à Hanseníase e do Morhan Nacional.
Japaratinga
Combate ao lixo no mar. A equipe da Associação Peixe-boi; do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Meio Ambiente reuniu alunos da rede municipal para mais uma edição do evento. Eles tiveram uma aula sobre educação ambiental e a importância da preservação da fauna, flora e de todo ecossistema. Em seguida, os alunos fizeram a coleta de lixo na praia do centro.
Porto de Pedras
A Prefeitura de Porto de Pedras fechou o mês de março com mais um curso profissionalizante de ovos de páscoa recheados. O curso foi idealizado pela Semudh e se tornou possível graças à Prefeitura Municipal de Porto de Pedras, ministrado pelo Senai Alagoas, pensando sempre em capacitar e fomentar o empreendedorismo da nossa população.
Porto de Pedras
O prefeito Henrique Vilela junto com o presidente da Câmara Alan de Jesus recebeu representantes da Verde Ambiental que ficará responsável pelo abastecimento de água em nosso município. Foi debatida a importância da qualidade e da oferta tendo em vista o desenvolvimento da cidade, especialmente nas áreas de turismo, habitação e indústria. Água é vida e também saúde, onde tanto investimos.
Pilar
A Casa da Cultura e Museu Arthur Ramos no Pilar é um atrativo turístico que faz parte do roteiro do final de semana para quem deseja conhecer um pouco da história daqueles municípios e também desse alagoano ilustre que nasceu lá. O local foi totalmente preparado para receber os visitantes, uma iniciativa do prefeito Renato Resende, mas que tem o toque da deputada Fátima Canuto, mãe do prefeito.
Secretário
A nomeação de Paulo Ferreira à frente da Seades é uma demonstração de que os jovens também têm seu espaço no trabalho em benefício da coletividade. Paulo Ferreira tem 26 anos, advogado previdenciário militante e já foi superintendente do Instituto Municipal de Previdência Social de Arapiraca (Imprev). É filho do também advogado previdenciário Michel Farias e neto de Paulo da Farmácia, que durante décadas ajudou pessoas.