Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I21042022
.

FPM CONTINUA SUBINDO: 34,08%
Os prefeitos só têm a comemorar este ano, assim como foi o ano passado, com o aumento dos valores do Fundo de Participação dos Municípios que não param de subir, chegando a superar 2021 em 34,08% nestes quatro primeiros meses de 2022. O dinheiro foi depositado ontem nas contas das prefeituras com um total de R$ 1,058 bilhão. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o segundo decêndio de abril de 2022, comparado com mesmo período do ano anterior, apresentou crescimento de 34,08% em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação). Já o acumulado do mês, em relação a 2021, também oscilou positivamente, com tendência de aumento de 37,80%. No caso em que o valor do repasse é deflacionado, ou seja, retirando o efeito da inflação do período e comparando com o mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 22,80%. Vale lembrar que este ano as prefeituras vão receber mais 3% de FPM extra em julho, setembro e dezembro, reforçando o caixa dos municípios e gerando muito alegria para os prefeitos que desde o ano passado têm muito dinheiro nas contas para atender a todas as demandas da população que pode cobrar os gestores as obras e ações para gerar emprego e renda. Há quem diga que o que falta nas prefeituras é a borrachinha para amarrar as cédulas, mesmo assim tem prefeito chorando, dizendo que não há recursos para atender aos pedidos do povo. Para esses, faltam lenços para enxugar as lágrimas de crocodilo. Quem tiver a receber pode cobrar aos prefeitos hoje.
Coeficientes
Do total repassado aos municípios, os de coeficientes 0,6 - que representam a maioria (2.441 ou 43,84%) - vão partilhar R$ 259.269.224,06. Isso representa 19,60% do total transferido. Vale lembrar que os entes locais com mesmo coeficiente recebem valores diferenciados de outros Estados.
Acumulado
Ao considerar os valores repassados neste ano, o FPM também indica tendência de crescimento que chega a 26,85% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação). Esse percentual está relacionado com o mesmo período de 2021. Mesmo que as projeções e os indicadores estejam apontando para um cenário econômico muito bom para os prefeitos, todos cobram reformas como a tributária, a administrativa e a revisão do pacto federativo.
Arapiraca
A Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares do Sítio Piauí em Arapiraca (Acomaf Piauí) está promovendo um concurso, através de suas redes sociais, em homenagem ao Dia das Mães. O concurso intitulado “Minha Mãe é uma Beleza” elege a mãe mais bonita da comunidade. As inscrições ocorreram entre os dias 6 e 15 de abril e a votação para escolher a mais bela mãe aconteceu de 18 de abril até as 17h do dia 7 de maio.
Arapiraca
Para participar, basta acessar o perfil da associação no Instagram @acomafpiaui, ir na publicação e fazer um comentário na postagem com o nome da candidata que está na foto, lembrando que só vale um voto por usuário/conta do Instagram.
Maragogi/exposição
Uma das mais frequentadas estações do metrô de São Paulo está com uma exposição fotográfica de Maragogi. É a EXPO BRASIL MARAGOGI, uma iniciativa da Prefeitura que está sendo um sucesso de público. A exposição tem 20 painéis fotográficos dos atrativos turísticos e da gastronomia, assim como a cultura de Maragogi. Cerca de 550 mil pessoas por dia estão vendo a exposição.
Maragogi/exposição 2
Nos painéis fotográficos está também um QR CODE, por meio do qual os visitantes podem ter acesso ao site da Prefeitura e assim obter mais informações sobre roteiros de passeios, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. A expectativa é que cerca de 16,5 milhões de pessoas vejam os atrativos turísticos de Maragogi e aí decidam conhecer esse maravilhoso lugar.
Maragogi/curso
A prefeitura de Maragogi, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), está realizando o curso de Processamento de Mandioca/ Macaxeira, para os usuários atendidos no centro. O curso está sendo ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) e contou com a parceria das secretarias de Educação, Trabalho e Assistência Social.
Maragogi/inscrição
As aulas começaram nesta última segunda-feira (18) e terminam nesta quarta-feira (20), sendo ministradas no Centro de Qualificação Profissionalizante Zuleide Lyra, com metodologia prática, os participantes estão conhecendo melhor a mandioca e suas propriedades, além de aprender como fazer diversos produtos como: bolo, pudim, brigadeiro, entre outros. Ao final do curso, todos os alunos receberão certificados.