app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5810
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I27052022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 27/05/2022 - Matéria atualizada em 27/05/2022 às 04h00

Inundação urbana

A falta de obras de infraestrutura e a ocupação de áreas que antes eram alagadas por várzeas e até mesmo leito de rios e riachos temporários são os principais motivos das enchentes de bairros urbanos em vários municípios. O desordenamento urbano, aliado à falta de fiscalização, tem propiciado os problemas em épocas chuvosas. É preciso que os prefeitos tenham o mapeamento dessas áreas e não permitam que seja ocupada por moradias, regulares e também ocupações. Em Maceió, por exemplo, é recorrente a inundação de ruas e bairros inteiros que antes eram áreas de várzeas, como os bairros da Levada, mercado público e Dique-Estrada, que na década de 70 eram mangues e pântanos que foram aterrados. Em Arapiraca, no bairro Brasiliana, o leito de um riacho foi ocupado e parte dele aterrado para construção de casas e hoje sofre com inundações toda vez que chove. É a natureza tomando o que lhe pertence. Em Jacuípe, a cidade sempre é inundada pelo rio que dá nome ao município, porque simplesmente foram construindo casas cada vez mais em áreas que eram alagadas. Tanto assim que a Defesa Civil condenou a cidade e recomendou a reconstrução dela em outro local. Mesmo assim, o poder público municipal pouco ou quase nada faz para resolver o problema de forma definitiva e todo ano é a ladainha pedindo dinheiro aos governos do Estado e federal para reconstrução, aliada à decretação de estado de emergência onde os processos licitatórios são suspensos..


Coruripe

As fortes chuvas que ainda caem em Coruripe causaram alagamentos, deslizamentos de terras e deixaram centenas de pessoas desabrigadas. O prefeito Marcelo Beltrão montou uma força-tarefa, envolvendo a Defesa Civil Municipal e todas as secretarias, para dar suporte aos atingidos e minimizar os estragos.


Coruripe/Pontes

O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou de perto o trabalho de atendimento às vítimas. O primeiro local visitado foi a Pindorama, região afetada com alagamentos e estradas vicinais destruídas. Além disso, duas pontes que ligam povoados da região da Pindorama foram levadas pela força da água.


Coruripe/famílias

No povoado Barreiras, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para a escola. Uma parte foi para casa de familiares e a outra alojada na Escola do Povoado. Três casas localizadas na beira do Rio desabaram. A ponte que liga os povoados Conceição e Imbira desabou pelo alto volume de água do rio.


Jacuípe/novamente

Jacuípe é uma cidade para ser realocada, segundo orientação da Defesa Civil, que chegou a essa conclusão depois da enchente de 2010. Mesmo assim, nenhum prefeito que passou por lá moveu um dedo para resolver este problema. Ao contrário, alguns agradecem a “santa enchente”, porque utilizam a mídia para pedir dinheiro aos governos do estado e federal.


Piranhas

Em Piranhas, o assentamento Margarida Alves foi beneficiado com a distribuição de sementes de milho e feijão para os agricultores da reforma agrária. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com o governo do Estado, por meio do programa “Planta Alagoas”, e que vai garantir mais renda.


Piranhas

Em Piranhas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Apae de Arapiraca, entregou 55 cadeiras de roda e banho beneficiando mais de 30 famílias. Uma ação que vai dar condições das pessoas com problemas de locomoção possam se deslocar e ter mais qualidade de vida.


Delmiro/Globo

A Gruta do Talhado e Cânions do Rio São Francisco são alguns dos locais que servirão de cenário para mais uma produção da TV Globo. As gravações já começaram e seguem até o próximo dia 12 de junho. Segundo o comunicado enviado para a Prefeitura de Delmiro Gouveia, serão cerca de 100 profissionais, desde técnicos ao elenco da novela Mar do Sertão presentes no município.


Delmiro/Globo 2

A prefeita Ziane Costa disse que é uma grande satisfação receber a equipe da maior rede de televisão da América Latina e que, graças à Globo, as belezas naturais da região serão mais uma vez cenário para uma telenovela. “É um grande momento para o desenvolvimento do turismo e a geração de mais oportunidades para a nossa cidade. Peço que os delmirenses acolham com muito carinho a equipe que estará circulando por nossa cidade”, destacou a prefeita Ziane Costa. .

Mais matérias
desta edição