Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I03062022
.

Falta investimento na prevenção
Nos últimos 10 anos, as mortes causadas por excesso de chuvas e suas consequências no Brasil somaram 1.756. Apenas em 2022, os óbitos por essa causa já são 457, o que representa mais de 25% do total de mortes em 10 anos. O levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) considerou o período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de maio de 2022. Antes de 2022, o ano mais letal por chuvas no País havia sido 2019, com 297 mortes registradas. Seguido por 2021 quando foram notificados 290 óbitos e 2020, com 216. Apenas os cinco primeiros meses de 2022 já superaram o balanço dos anos anteriores em mortes. Os dados foram coletados no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres do Ministério do Desenvolvimento Regional (S2ID/MDR). Intensificados nos últimos anos, os desastres por chuvas são registrados todos os anos no Brasil sem que haja de fato uma estratégia em busca de uma solução definitiva. Os prefeitos não investem em prevenção e não disponibilizam orçamento para desastres sendo um dos principais motivos para a recorrência dos problemas. O que existe é redução cada vez maior de verba para prevenção, ano após ano, em todo governo, o resultado é que, na prática, só se atua na resposta, com grande peso para as prefeituras. A CNM alega que os municípios não têm capacidade técnica e financeira para atuarem sozinhos. A Lei 12.608/2012, do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), prevê também responsabilidades da União e dos Estados para redução dos riscos de desastres..
Riscos
Estudo da Confederação sobre desastres naturais publicado em abril mostrou que, de 2010 a 2021, foram autorizados no orçamento federal R$ 36,5 bilhões para ações de gestão de risco, prevenção, respostas a desastres e recuperação de áreas destruídas e ou danificadas. No entanto, nesse período, a União pagou somente R$ 15,3 bilhões, ou seja, menos da metade.
Piranhas/dentista
O Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, localizado no bairro Nossa Sra. da Saúde, em Piranhas, está pronto para atender a população piranhense. Para receber o atendimento especializado, basta ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer uma avaliação com o dentista.
Piranhas/Forrogaço
Como medida de segurança para os dias do Forrogaço em Piranhas, seguem as recomendações para o público, ambulantes e comerciantes do nosso município. A recomendação para aquelas pessoas que costumam levar suas bebidas de casa, que substituam as garrafas de vidro pelas garrafas plásticas, para evitar constrangimento na entrada, tanto para os participantes, quanto para a equipe de segurança.
Japaratinga
O prefeito Deo de Japaratinga iniciou a reconstrução da Praça dos Idosos. Nos próximos meses a entrega será totalmente adequada para todos os públicos. A praça vai contar com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com espaço kids, banheiros e academia. O prefeito anunciou também a reforma da Praça Padre Cícero e o complemento da Praça Nossa Senhora das Candeias.
Penedo/auxílio
Em Penedo, as equipes estão em campo para acolher as famílias atingidas pelas fortes chuvas e monitorar as áreas em risco. Esse é um trabalho multiprofissional para garantir a segurança de toda a população penedense.
Coruripe
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, esteve em reunião com a diretoria da Cooperativa Pindorama e os vereadores do município para tratar da recuperação das estradas e pontes de acesso à Pindorama, danificadas devido às fortes chuvas. Segundo o prefeito, somente unindo forças que vão superar as dificuldades das comunidades que estão isoladas. A Safra 2022/2023 já está próxima e os agricultores precisam escoar a produção.
Coruripe
A Prefeitura de Coruripe está pedindo ajuda para doações de itens para os bebês e crianças das famílias que estão desabrigadas. Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Os interessados em fazer doações devem procurar a Prefeitura.
Maragogi
A Prefeitura de Maragogi, através da Saneape, está realizando a limpeza nas praias do norte de Maragogi. Esta semana, a Praia de Peroba foi limpa para assim que as chuvas passarem todos possam usufruir as belezas naturais. Faça sua parte também, jogando lixo no lixo.