app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I23062022

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 23/06/2022 - Matéria atualizada em 23/06/2022 às 04h00

Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, na última segunda-feira, (20), a coleta de informações da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que marca o início das operações urbanas do Censo Demográfico 2022. Nessa etapa, 22.745 agentes censitários vão às ruas para coletar dados sobre as condições das vias, calçadas, bueiro, iluminação, sinalização, acessibilidade e arborização, por exemplo. Entre os dez quesitos investigados, há três novos itens, referentes à existência de ponto de ônibus e van, via sinalizada para bicicletas e obstáculos nas calçadas. Os agentes vão visitar 326.643 setores censitários nos 5.568 municípios brasileiros. As informações coletadas integram o trabalho de preparação para a coleta de campo do Censo Demográfico, prevista para começar em 1º de agosto, mas também servem de subsídio para uma série de políticas públicas nas três esferas de governo, envolvendo saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente, entre outros temas. O Censo é a única fonte de informação para dar todo o diagnóstico ao gestor municipal e ressalta a importância para os municípios, especialmente porque os gestores precisam conhecer o presente para organizar o futuro. Além disso, os gestores precisam entender se os municípios passaram por mudanças e quais foram, se as cidades saíram de pequenas para médias, de médias para grandes.


FPM

Os dados coletados pelo Censo interferem, também, no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que o coeficiente é calculado com base na população. Por isso, a CNM reforça que para ter bons dados, o levantamento deve contar com a ajuda dos gestores locais que devem incentivar os moradores da sua cidade a receberem o recenseador.


O que é o Censo?

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico visita todos os lares brasileiros. A operação deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiada em decorrência da pandemia. A falta de destinação de verbas pelo governo federal também foi um obstáculo. Em 2021, o orçamento federal não trouxe os recursos necessários para a condução do Censo, que acabou cancelado novamente, mas desta vez sob uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que ocorresse em 2022.


Coruripe

A prefeitura de Coruripe viabilizou o transporte para quem deseja participar da programação junina. Segundo o prefeito Marcelo Beltrão, haverá transporte para os três dias de Arraial da Gente - São João de Coruripe.


Delmiro/Aniversário

Hoje é dia de parabenizar o empresário e ex-prefeito de Delmiro Gouveia Luiz Carlos Costas pelo seu aniversário. Lula Cabeleira, como é chamado pelos amigos, é pai da prefeita Ziane Costa e tem um legado administrativo no município como o gestor que transformou Delmiro em uma das cidades mais bonitas do Sertão de Alagoas.


Delmiro/Festa

Em Delmiro Gouveia, a alegria e valorização dos artistas locais tomou conta dos bairros e povoados em mais um final de semana do São João nas Comunidades. Pedra Velha, São Sebastião, Bom Sossego e Povoado Cruz foram os locais de apresentação dos cantores delmirenses. E hoje tem - Iraildo Livino no Povoado Salgado e Carla Santos nas Caraíbas do Lino.


Delmiro/cirurgias

Os secretários de Saúde dos municípios que compõem a 9ª e 10ª Região de Saúde em Alagoas, estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas – Sesau-AL para conhecerem o programa Maratona das Cirurgias, que será realizado no Hospital Regional do Alto Sertão.


Delmiro/ cirurgias 2

Durante o atendimento do paciente cirúrgico serão disponibilizadas também consultas especializadas. A previsão é que cada paciente tenha, em média, três consultas, como as pré-cirúrgicas, pós-cirúrgicas, consulta cardiológica e anestésica, além de exames complementares, como os laboratoriais, ressonância, dentre outros.


Delmiro/procedimentos

No HRAS serão ofertadas cirurgias de hérnia, vesícula, oftalmológica, ortopédica, ginecológica, prostatectomia, varicocele e postectomia. Além do procedimento cirúrgico, os pacientes também contarão com exames laboratoriais, de citologia oncótica, raios-X, eletrocardiograma e ultrassonografia. As consultas e exames serão realizados entre os dias 21 e 22 de junho, com as cirurgias acontecendo nos dias 27 e 28 deste mês.

Mais matérias
desta edição