app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I13072022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 13/07/2022 - Matéria atualizada em 13/07/2022 às 04h00

Piso dos Farmacêuticos

O piso dos profissionais farmacêuticos deverá ser votado hoje e, segundo o conselheiro e membro do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas, Alexandre Correia, o PL está na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e que a votação deveria ter ocorrido na semana passada. “Os deputados Felício Laterça e Adriana Ventura pediram vistas, mas acreditamos que ele seja votado esta semana, no entanto, não temos a garantia de que um novo pedido de vista possa acontecer”, disse. Alexandre revela que, na sessão da última quarta-feira, 6 de julho, houve um requerimento de retirada de pauta, mas que foi derrubado pela maioria dos parlamentares após votação. “Essa é a primeira vitória. Se ele não fosse para votação agora, os prejuízos seriam enormes, porque não teríamos ideia de quando ele voltaria para ser votado”, analisou. Segundo o conselheiro, depois de aprovado na CSSF, o projeto ainda vai passar por mais duas comissões da Casa para depois ser levado ao plenário. “Nesse momento estamos discutindo o mérito e eu acredito que o projeto seja aprovado”, comentou.


A votação

Apesar de a votação ter sido adiada, o relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), fez a leitura do seu parecer, favorável à instituição de uma remuneração mínima digna para farmacêuticos de todo o País, sem discriminação de posto de trabalho ou rede onde estes atuam, seja pública ou privada.


Brasília

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Fábio Pacheco, e o membro do GT de Assuntos Parlamentares, Alexandre Correia, estão em Brasília para acompanhar a votação do PL, que acontece na quarta-feira, 13. Otimistas, os representantes do CRF/AL informaram que a bancada alagoana garantiu que votará favorável ao piso nacional do farmacêutico.


Penedo

A Prefeitura de Penedo vai pagar o piso nacional para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), conforme anunciou o secretário de Saúde, Epitácio Correia, na última segunda-feira (11)


Penedo

Para que o ganho salarial chegue aos trabalhadores e trabalhadoras, Ronaldo Lopes determinou a elaboração da regulamentação para análise e aprovação do Poder Legislativo Municipal, ajuste necessário para que a iniciativa passe a vigorar em Penedo.


Delmiro/novamente

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, sejam eles silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime sujeito à pena de detenção de três meses a um ano e multa. Contudo, algumas pessoas em Delmiro Gouveia continuam a maltratar e fazer maldades com os animais de rua.


Delmiro/novamente 2

Vale lembrar que, no início deste ano, um comerciante do Mercado Público esfaqueou e matou uma cadelinha simplesmente porque o pobre animal estava com fome e comeu um pedaço de carne de sua tarimba. No último final de semana, moradores do bairro El Dourado denunciaram que um homem estava espancado com pau e jogando água quente nos animais de rua. O delegado Rodrigo Cavalcante prometeu colocar nas grades o meliante. Aguardem.


Arapiraca

O Procon Arapiraca deu início à fiscalização do cumprimento da medida nos postos de combustíveis no município. A redução do ICMS de 29% para 17% vai possibilitar baixar os combustíveis em torno de R$ 0,80, ou mais. O óleo diesel é que ainda está com preços altos.


Arapiraca 2

O coordenador executivo do Procon, João Pedro, afirmou que, nas últimas semanas, foi registrada a redução em média de R$ 1 por litro de gasolina nos estabelecimentos em Arapiraca, apesar de as notas fiscais constarem o percentual antigo do tributo estadual.


Arapiraca/litragem

Uma outra fiscalização que os fiscais do Procon e ANP deveriam fazer nos postos de combustíveis de Arapiraca é quanto à aferição da quantidade de combustível que sai das bombas e é colocado nos tanques dos veículos. Há denúncias de que a litragem nas bombas está adulterada e o que chega aos tanques não é realmente o que mostram as bombas.

Mais matérias
desta edição