Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I16072022
.

PEC proíbe encargos para Prefeituras
A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro e segundo turnos, a medida que proíbe criar encargos para os entes sem a devida previsão orçamentária. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 segue para promulgação, que deve ocorrer em sessão do Congresso Nacional nos próximos dias. As lideranças municipais reforçaram a necessidade de aprovação da PEC ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro-chefe da Secretaria de Governo, Célio Farias Junior. Como resposta, eles se comprometeram a apoiar a aprovação do texto. A pauta também foi apresentada ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que destacou ser favorável à pauta, mas que, naquele momento, ainda não havia data prevista para votação. Durante a votação, o presidente da Câmara destacou a importância da medida para os municípios e relembrou a aprovação do piso da enfermagem sem a fonte de financiamento. “Nós votamos o PL da enfermagem, nós votamos a PEC 11, da enfermagem, e nós não temos fonte para pagar o piso ainda. E isso é um problema que temos de resolver. Mas essa PEC não proíbe votações de piso. Ela não tem nenhuma retaliação contra nenhuma categoria. Ela só cria uma regra para que o Congresso tenha o cuidado de prever as matérias que nós vamos votar com antecedência colocando no orçamento as previsões orçamentárias para arcar com essas despesas. Isso é o mínimo para que o Congresso tenha responsabilidade”, disse ao refutar o parlamentar que pontuou ser contrário à medida por não ser mais possível a criação de pisos salariais.
Coruripe
Um programa municipal de segurança alimentar em Coruripe foi implantado pelo prefeito Marcelo Beltrão e distribui mensalmente 500 cestas básicas para famílias de baixa renda do município. O objetivo é tentar diminuir a carência alimentar no município, que vive momentos muito difíceis depois das chuvas que causaram o desabamento de casas.
Penedo
Para fechar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Penedo está realizando a 1ª bicicletada ecológica. Será um momento de proteção ao meio ambiente, integração à natureza, qualidade de vida e claro, muita diversão.
Penedo
Força-tarefa para preservar o meio ambiente em Penedo. Todas as unidades de ensino da rede municipal terão coleta seletiva. Os resíduos produzidos nas escolas serão destinados à reciclagem.
Penedo
A responsabilidade socioambiental começa na infância. Os estudantes agora também serão sementinhas de boas práticas e conscientização. Preservar o meio ambiente é um propósito e preservar o meio ambiente é garantir um futuro melhor para novas gerações.
IGPS/ações
O Instituto de Gestão de Política Públicas Sociais (IPGS) vai realizar ações de saúde nos municípios de Barra de Santo Antônio e Boca da Mata nos dias 19 e 21, respectivamente. O IGPS realiza o projeto “Sua Vida Com Um Novo Olhar”, com exames oftalmológicos gratuitos em parceria com as prefeituras.
Maragogi/meio ambiente
O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, realizou um mutirão de limpeza de praia, na orla marítima de Maragogi. Alunos da escola municipal Arlindo Estanislau participaram da ação que visa conscientizar nossa população a não jogar lixo na praia.
Maragogi/workshop
Na última quarta-feira (13), foi realizado o encerramento do I Workshop “Autoconhecimento e Educação - Como transformar a prática educacional e o cuidado ao outro a partir de si mesmo”, com a participação de Heloísa Capelas. O evento foi realizado no Hotel Praia Dourada e destacou a importância do autoconhecimento para a formação e o desenvolvimento humano.
Maragogi/desenvolvimento
A especialista em desenvolvimento do potencial humano, Heloísa Capelas, contou que ficou satisfeita com o resultado obtido, tendo a certeza do dever cumprido. “Procuramos suprir uma grande necessidade desses professores no sentido de enfatizar a relevância do autoconhecimento”, disse ela.