Confira os destaques do interior alagoano #I27072022
.
Por MOZART LUNA | Edição do dia 27/07/2022 - Matéria atualizada em 27/07/2022 às 04h00
Auxílio Gás
Publicada, a Portaria 797/2022 dispõe do acréscimo mensal extraordinário às famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (PAB) oriundos da Emenda Constitucional (EC) 123/2022. As famílias beneficiárias do programa receberão o valor complementar de R$ 200 de agosto a dezembro de 2022, além do adicional extraordinário destinado às famílias beneficiárias do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros. Segundo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2022 – que foi aprovada pelo Congresso e foi promulgada na EC 123 –, a intenção é assegurar às famílias beneficiadas pelo Auxílio Gás dos Brasileiros a cada bimestre, de 1 de julho a 31 de dezembro de 2022, o valor monetário correspondente a uma parcela extraordinária adicional de 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de GLP, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo. A proposta, articulada entre o Legislativo e o governo federal, propôs um vale-gás adicional de 50% do valor médio do preço nacional apenas até dezembro e por bimestre; o vale não passa para 100%, ele se mantém em 50%. As 3 parcelas serão pagas totalizando 100% até dezembro. O pagamento do valor complementar do Auxílio Brasil ocorrerá no calendário já seguido pelo programa e serão utilizados os mesmos meios de pagamento. O adicional do Auxílio Gás dos Brasileiros também seguirá o calendário e a forma de pagamento já existentes, e como o extra será um benefício bimestral, o repasse ocorrerá nas referências de agosto, outubro e dezembro de 2022. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que não houve alteração das regras de concessão dos benefícios do Auxílio Brasil e Auxílio Gás, mas indica atenção quanto às mudanças que podem ocorrer ao longo do período de pagamento dos valores complementares.
Porto Calvo
O acesso à Zona Rural de Porto Calvo está cada vez pior. Segundo os moradores, a prefeitura abandonou os agricultores que não conseguem escoar os produtos agrícolas, nem levar seus filhos à escola. Os assentos foram esquecidos e, em casos de emergência, muito têm que usar cavalos para chegar ao hospital.
Maragogi
A falta de controle e fiscalização nos municípios das empresas que instalam internet continua sendo um grande problemas, que tem gerado falta de energia elétrica e incêndios na rede pública de eletricidade. Em Maragogi, a situação é caótica e já merece uma ação policial e também do Corpo de Bombeiros para responsabilizar essas empresas.
Milagre/drogas
O tráfico de drogas em São Miguel dos Milagres vem crescendo assustadoramente. Em uma operação policial realizada semana passada, foi apreendida cocaína, crack, maconha em grande quantidade, além de armamento. O município é o point do turismo de charme e vem atraindo para o local traficantes. Vale lembrar que se tem quem vende, tem que comprar é pegar os dos pontos deste negócio criminoso.
Milagres/raposa
A comunidade do Alto da Raposa ou Toca da Raposa em São Miguel dos Milagres já está sendo chamada de “Alto do Alemão”, em alusão à favela do Alemão no Rio de Janeiro, onde os traficantes dominam e mandam. Segundo relatos de informantes da polícia, o consumo de cocaína praticamente triplicou no município.
Barra de Santo Antônio
O senador Renan Calheiros ligou para o secretário estadual de infraestrutura, Mosart Amaral, solicitando o reinício das obras de acesso ao Hotel Vila Galé Alagoas. O secretário se comprometeu a retomar o serviço assim que parem as chuvas e enquanto isso também prometeu que será realizada a manutenção com piçarro para evitar que os veículos atolem.
Penedo/obras
Em Penedo foi implantado o Programa Vida Nova nas Grotas, que vai levar mais acessibilidade e qualidade aos moradores das comunidades. Um grande investimento para os moradores da Castro Alves, Oiteiro e Barro Vermelho. E não para por aí: o programa está chegando também para reformar as casas e garantir o conforto e a segurança da população. As obras já começaram para os moradores de Brasília, do Barro Vermelho.
Penedo/Programa
Os programas de distribuição de renda Mesa Cheia e Bolsa Auxílio Permanência (BAP) avançam para a entrega do cartão aos beneficiários. Cada chefe de família em situação de pobreza ou de extrema pobreza que não tem nenhum tipo de auxílio do governo federal está inserido no Programa Mesa Cheia e recebe seu cartão na próxima quinta-feira, 28, e não no dia anterior, como informado antes por equívoco.