Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I10082022
.

FPM: 28,21% DE AUMENTO
Prefeitos comemoram mais uma parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com aumento de 28,21% em relação à mesma do ano passado. O dinheiro já está nas contas das prefeituras. O mês de agosto, que geralmente começava com queda de repasses, agora é motivo de comemoração por parte dos gestores municipais. O ano já acumula 35% de repasse maior que 2021 e ainda nem terminou, e a tendência é que o dinheiro depositado nas contas das prefeituras bata mais um recorde este ano. Os prefeitos comemoram discretamente para não chamar a atenção da imprensa e do povo e alguns chegam a ensaiar frases e choro de crocodilo, dizendo que não têm recursos para atender aos pedidos da população. Contudo, há os prefeitos sérios e competentes, que, em vez de reclamar, trabalham realizando obras e criando projetos sociais. De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os 5.568 municípios vão receber R$ 7.107.475.800,46, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante chega a R$ 8.884.344.750,58. Vale lembrar que as prefeituras estão recebendo contas de FPM extra, como ocorreu no dia 10 de julho e agora está previsto mais 1% em 10 de setembro e 10% em dezembro. Como dissemos, o que falta nas prefeituras é a danada da borrachinha para amarrar tanto dinheiro, e hoje é mais um dia de festa na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Argentina/Dólar falsos
Muitos comerciantes que trabalham com turismo estão preocupados com o derrame de dólares falsos que vêm sendo repassados por turistas argentinos. O alerta é dado por hoteleiros também que estão sendo vítimas do golpe. Os argentinos não usam cartões com chip, já que o país deles é atrasado em tecnologia e com isso buscam pagar com dólares falsos. Fica o alerta.
Delmiro
Depois de uma longa espera, com eficiência e muito trabalho, a gestão municipal concluiu a obra da Creche Professora Maria Pinto, na Cohab Velha, e, no dia 12 deste mês, será entregue à comunidade. É o novo tempo de trabalho, respeito e compromisso com a população da cidade.
Penedo/SAAE
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, voltou a conversar diretamente com servidores do SAAE Penedo e seus representantes legais, agora para debater propostas de um Plano de Demissão Voluntária. Reunidos na última segunda-feira, o prefeito e servidores, além de advogados e sindicalistas, dialogaram sobre uma solicitação dos funcionários da autarquia: um Plano de Demissão Voluntária (PDV).
Penedo
O debate, que contou com a participação do vereador Messias da Filó, foi aberto pelo gestor penedense, que conseguiu preservar o SAAE e o emprego dos trabalhadores, mesmo com a concessão do abastecimento de água e do tratamento de esgoto pelo município.
Penedo/SAAE
A mudança na gestão dos serviços essenciais é consequência direta do Marco Legal do Saneamento, instituído pelo governo federal em julho de 2020. Visando contemplar quem não quiser continuar no serviço público, com salário pago pela folha do SAAE até a aposentadoria – inclusive para quem for remanejado para outros setores da Prefeitura de Penedo –, Ronaldo Lopes atende ao apelo e apresenta a proposta.
Penedo
Sobre o caso suspeito de varíola dos macacos, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) informa todo o protocolo relacionado a um paciente atendido na UPA de Penedo. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino e 19 anos de idade que residia desde março de 2020 no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro, onde começou a apresentar sintomas relacionados à varíola dos macacos e retornou para Penedo há aproximadamente 15 dias.
Coruripe/saúde
Contando com a equipe da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, em Coruripe, a ação disponibilizou medição de peso, altura e pressão, além de checagem da visão e higiene bucal dos alunos. Ainda aconteceram palestras educativas para os estudantes com o tema sobre a Covid-19
Pilar
No Pilar, a capacitação dos profissionais da educação é uma prioridade, e prova disso é que, durante esta semana, ocorreu a formação em neurociência e psicologia positiva. O curso busca fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no Pilar, com foco na educação cada vez mais humanizada. Isso vai permitir que professores, debatendo os desafios da educação, estejam cada mais preparados para oferecer o que há de melhor aos alunos