app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I11082022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 11/08/2022 - Matéria atualizada em 11/08/2022 às 04h00

VACINAS SALVAM

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no País, que apresenta queda preocupante, o Ministério da Saúde definiu o período de 8 de agosto a 9 de setembro para mobilização nacional de vacinação. A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 reunirá esforços em 40 mil postos de vacinação. O foco na vacina contra a poliomielite tem o objetivo de alcançar cobertura vacinal igual ou superior a 95% na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade. Dados coletados pela CNM mostram que, em 2021, a cobertura da vacina (VIP - inativada) ficou em 63,92%. O Ministério da Saúde alerta que, para manter a doença erradicada, é urgente melhorar a cobertura vacinal. Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, ou seja, mais de 14,3 milhões de pessoas. De acordo com a pasta federal, as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Além disso, a campanha visa a atualizar a vacinação em crianças e adolescentes de até 14 anos.


Vacinas

As vacinas disponibilizadas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Adolescentes

Para adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O Ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Covid-19

Como as campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, a pasta informou que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.


Delmiro

Em Delmiro Gouveia quatro áreas já foram reflorestadas em uma grande ação de preservação do meio ambiente junto aos agricultores da nossa cidade. As famílias dos povoados Sítio Falcão, Cachoeirinha, Caraíbas do Lino e Morros receberam 1.200 mudas de 16 tipos de árvores nativas da caatinga.


Piranhas

A prefeitura de Piranhas deu início ao Programa “Desabrochar” destinado a gestantes e tem o objetivo de trabalhar com as futuras mães dos programas Cria e Criança Feliz as mudanças, anseios e novas descobertas desse período. Mais uma ação em prol de um futuro melhor para população.


Coruripe

Foi inaugurada a nova sede do Posto de Identificação de Coruripe Aécio da Silva Chamxão. A sede agora funcionará na Rua das Oliveiras, onde ficava a antiga Secretária de Saúde, para ofertar um espaço mais amplo e confortável para a população além de conseguir atender um maior número de pessoas.


Coruripe

No mês do folclore, comemorado no dia 22 de agosto, a Prefeitura de Coruripe preparou uma programação especial para celebrar a data. É O Festival do Folclore de Coruripe, que começa nesta quinta-feira (11), às 18h30, na Praça Dr. Castro Azevedo.


Coruripe 2

A programação terá início com o Ballet Municipal de Coruripe e o cantor Edelmo Nycolas. Com o objetivo fomentar e valorizar a cultura local, os grupos que vão se apresentar são variados e representam a rica diversidade cultural do município, com folguedos, música contemporânea, música clássica, balé, entre outros estilos.


Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, publicou a 16ª Convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo nº 002/2021. Estão sendo convocados nesse momento dois profissionais para os cargos de auxiliar de desenvolvimento infantil e dois aprovados para o cargo de professor de Ciências.

Mais matérias
desta edição