loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 15/07/2025 | Ano | Nº 6010
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I08102022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

FPM com aumento de 14%

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de outubro, que será depositada nas contas das Prefeituras à zero hora de segunda-feira (10), está com um aumento de 14% em relação à mesma parcela do ano passado. O acumulado do ano é de 28,54%. Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 5.918.187.802,59. O primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Geralmente, o primeiro repasse é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro. Já a terceira e última parcela de setembro do FPM teve um aumento de 18,29%. Já o acumulado de setembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 27,13%. O 3º decêndio é calculado com base nos dias 11 a 20 do mês corrente. Ele representa, geralmente, 30% do valor esperado para o mês inteiro. De acordo com a análise dos Estudos Técnicos da CNM, o 3º decêndio deflacionado, ou seja, quando é retirado o efeito da inflação no período, e comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 9,36%. O mês fechou em crescimento de 18,29% comparado ao mesmo período de 2021. Com relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando crescimento. O total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento de 28,54% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2021. Sem os efeitos da inflação, o acumulado em 2022 apresenta crescimento de 16,30% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Boca da Mata/IGPS

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais(IGPS) fará mais uma ação de saúde amanhã, desta vez o município beneficiado será Boca da Mata com o Programa “Vamos Reforçar Seu Laço com Vida”, destinado a mulheres com mais de 50 anos. Serão realizados exames de mamografia. O IGPS também realizará no dia 13 a mesma ação no município de Igaci, atendendo mais de 50 mulheres.

Pão de Açúcar

Os setores do Centro de Empreendedorismo e Inovação, Vigilância Sanitária e Finanças de Pão de Açúcar compareceram ao Seminário Alagoas Mais Simples, que tem por objetivo debater questões relacionadas às medidas de simplificação dos processos de abertura, alteração de empresas, bem como a modernização na oferta de serviços públicos para melhoria do ambiente dos pequenos negócios.

Pão de Açúcar 2

A Prefeitura de Pão de Açúcar deu início à 2ª edição do programa de estágio Jovem Experiência. Depois do sucesso da primeira turma, dezenas de novos estagiários terão a oportunidade de pôr em prática a experiência de trabalho dentro da área de formação que escolheu para seu futuro e, assim, agregar valor na vida profissional. O Programa Jovem Experiência possibilita o desenvolvimento auxiliar à formação, a partir do contato com a prática profissional.

Coruripe

Coruripe conseguiu se destacar no ranking do Programa Previne Brasil e é tido como referência da Atenção Primária à Saúde, alcançando o 2º lugar com a nota 9,59, entre os municípios brasileiros de médio porte durante o primeiro quadrimestre de 2022. Parabéns a todos os envolvidos da área da saúde que se esforçam para fornecer o melhor serviço para todos os cidadãos coruripenses.

Penedo

A avaliação de sete indicadores do Previne Brasil é feita a cada quatro meses, com Penedo alcançando a melhor posição entre as maiores cidades de Alagoas (com população acima de 60 mil habitantes) desde o final de abril deste ano. A assistência ampliada com muita busca ativa, atendimento domiciliar, integração entre os profissionais de cada unidade básica de saúde e descentralização das ações resulta não só no alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Penedo 2

Com a demanda crescente em Penedo de candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e adição de categoria, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) articulou com o Departamento de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran) um mutirão de exames práticos de direção.

Penedo 3

Atualmente, o prazo de agendamento para realização das provas, que acontecem nas cidades de Arapiraca e Maceió, é de três meses. Visando reduzir o tempo de espera pelo teste prático e proporcionar maior conforto aos condutores, as provas foram realizadas na última quinta-feira (06).

Relacionadas