app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I25102022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 25/10/2022 - Matéria atualizada em 25/10/2022 às 04h00

Baixa vacinação

Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) detectou a redução da cobertura vacinal nos municípios de crianças no primeiro ano de vida. O estudo analisou a cobertura vacinal, com destaque para as vacinas contra a poliomielite, tríplice viral D1 (Sarampo) e BCG e coletou dados de casos confirmados e óbitos, além de evidenciar o desabastecimento parcial, como no caso da BCG e o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no território nacional. A análise engloba a cobertura vacinal de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2007 e 2021 e apontou queda nas vacinas analisadas, exceto na da febre amarela. Avaliando esse cenário, o estudo identificou que o percentual de imunização da BCG despencou de 68% (3.786 Municípios) em 2007 para 22,1% (1.230 cidades) no ano passado. Uma das vacinas mais antigas do Calendário Nacional de Vacinação, a vacina contra a tuberculose deve ser administrada logo após o nascimento, preferencialmente na admissão do recém-nascido na maternidade, tendo como meta 90% de cobertura e, nos últimos 15 anos (2007 a 2021), o resultado do indicador de média de cobertura superou a meta, exceto em 2019 (86,67%), 2020 (75,61%) e 2021 (70,70%). Entretanto, o cenário de alcance desse público pelo conjunto de municípios tem sido desanimador. De acordo com o levantamento, no ano de 2014, 54,1% (1.469 dos municípios) atingiram o objetivo de cobertura para o imunizante. Sete anos depois, o percentual caiu para 22,1% (601 Entes locais).


Vacina Penta

Já a vacina DTP+Hib+HB (Penta) faz parte do ciclo de vacinação desde 2012, quando teve agregado o componente dos vírus Haemophilus influenzae B (Hib). Esse imunizante também tem meta de 95% e foi alcançada nos anos de 2013 a 2015. Considerando a incorporação no PNI, o percentual de municípios que atingiram a meta em 2012 foi de apenas 0,2% (11 municípios) e variou de 62,8% (3.496 Entes locais) em 2013 para 27,1% (1.508 municípios), o que também demonstra tendência de queda.


Poliomielite e sarampo

No cenário em que é analisada a vacinação contra a poliomielite, o registro de diminuição também é acentuado e chega a 81,8% (4.554 municípios) nos últimos 15 anos. O percentual de municípios que alcançou a meta chega a apenas 25,7% no ano passado. Por sua vez, a meta de cobertura da tríplice viral (95%), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, o país não atingiu a meta de cobertura, sendo que o menor índice foi registrado em 2021 (73,50%).


Possíveis motivos

De acordo com o estudo relacionado à redução das coberturas vacinais de rotina em crianças menores de cinco anos, realizado em 2020 pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), vários motivos podem levar à diminuição das coberturas vacinais. Os principais são a falta de vacinas nas unidades de saúde; a circulação de fake news e a formação e estrutura insuficientes para trabalho nas salas de vacinação.


Piranhas

A Prefeitura de Piranhas inaugurou o Núcleo Piranhense de Audiovisual - NPA, o mais novo equipamento cultural que vai ampliar o setor audiovisual e suas potencialidades para a transformação social de Piranhas. O objetivo é a formação de profissionais e o suporte gratuito às produções da cidade, resgatando a identidade cultural da nossa gente.


Piranhas/empreendedor

A Sala do empreendedor, o setor de compras e o setor de licitação da Prefeitura de Piranhas convidam os empresários locais para um café, onde ocorrerá uma capacitação acerca do tema “como vender para o município”, a ser realizada no dia 28/09, às 9h, no auditório Miguel Arcanjo.


Pilar

A Prefeitura do Pilar lançou o Projeto do “Pilar em Versos”, que tem o objetivo de incentivar a leitura nas escolas da rede municipal de ensino. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Mestra Bida, com a presença de Hugo Novaes que falou sobre os desafios que teve de superar para ter seu talento reconhecido. Durante palestra motivacional, ele também explicou como vai funcionar o projeto – destinado, inicialmente, aos alunos do oitavo ano, que já começam a se preparar para a Prova Brasil 2023 – e declamou poemas em que ressalta os benefícios da prática frequente da leitura, como o incremento de vocabulário.


Penedo

A Prefeitura de Penedo está realizando obras de pavimentação com recursos do orçamento municipal e execução dos trabalhos a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMS). Em ritmo acelerado, ruas desprovidas de pavimentação ganham o investimento que também instala meio-fio e calçada, proporcionando mais conforto, segurança e direcionamento das chuvas para a rede de drenagem.

Mais matérias
desta edição