app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5715
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I26102022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 26/10/2022 - Matéria atualizada em 26/10/2022 às 04h00

Desaparecidos e o Plid

O Ministério Público Estadual em Alagoas criou o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), em Alagoas. A coordenadora, promotora de Justiça Marluce Falcão, ressalta a importância da integração da instituição com órgãos da Segurança Pública, da Saúde, Conselho Tutelar, e outros importantes órgãos públicos para que exista um resultado, mas é preciso que as pessoas se conscientizem e passem a creditar o trabalho bem como auxiliar na busca do desaparecido, seguindo as orientações. Para o próximo ano estão previstos novos convênios e incremento na rede diligente de busca. O Plid é, na verdade, um elo entre a dor e a esperança, obviamente nem sempre os finais são felizes, mas sempre há um desvendamento e a incansável busca da pessoa desaparecida por todos que o integram o programa. Marluce Falcão explica melhor como é este processo de busca e alerta para os equívocos no momento em que se percebe um desaparecimento. A promotora alerta ainda que neste processo de busca é preciso observar a Lei e os procedimentos adequados para cada caso, por todas as partes. Ela explica os riscos que promove a divulgação na mídia e redes sociais de forma aleatória, e alerta a sociedade a ser cautelosa para não expor a imagem e dados pessoais da pessoa desaparecida e seus familiares. FONTE/MPEAL


Desaparecido/desespero

Segundo a promotora Marluce Falcão, “sabemos que as pessoas agem com a melhor intenção e movidos pelo desespero, mas quando tratamos da busca de um desaparecido, é preciso uma ação correta e adequada, pois cada caso reclama um protocolo de ação. Pois qualquer procedimento errado pode trazer um resultado indesejável e com complicações que pode colocar em risco o desaparecido, existindo, inclusive, uma lei federal e um decreto federal que regula a atividade de busca de desaparecidos pelas autoridades.


Desaparecimento de menores

Um bom exemplo dos cuidados necessário é a divulgação de imagens e nomes de crianças e adolescentes desaparecidos, sem autorização do responsável legal, o que pode se constituir crime”, devendo ser imediatamente comunicado o Conselho Tutelar, reforça Marluce Falcão.


Acionamento

Para acionar o PLID, do Ministério Público de Alagoas, em casos de parentes que sumiram ligue: (82) 2122-5220 ou 99182-0121 ou se dirija a uma Promotoria de Justiça no interior. A Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (PNBPD), criada pela Lei nº 13.812, de 16 de março de 2019, é a primeira política permanente federal voltada a solucionar e a prevenir casos de desaparecimento de pessoas e disciplinada pelo Decreto nº 10.622/2021.


Pilar

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) do Pilar preparou uma programação especial na Semana do Dentista para chamar atenção da população de Penedo para a importância da saúde bucal. Desde terça-feira, 25, acontece a Corrida da Saúde Bucal, com o tema “Abra a boca e diga não ao câncer”. A saída está marcada para as 16 horas, na Praça Barão de Penedo, em frente à sede da Prefeitura.


Pilar 2

As equipes de saúde realizaram busca ativa contra o câncer bucal nas Unidades de Saúde, visitas domiciliares e Centro de Especialidades Odontológicas. Para encerrar a programação, a SEMS Penedo vai realizar uma capacitação da Estratégia em Saúde Bucal com o tema “Primeiros Socorros” para os profissionais da saúde.


Maragogi

As obras de saneamento básico no povoado de São Bento seguem a todo o vapor. A prefeitura de Maragogi, em parceria com o governo do Estado, trabalham diariamente nas ações do Sistema de Esgoto Sanitário, com o objetivo de promover melhoramento nas atividades de coleta. De acordo com o prefeito Sérgio Lira, essas obras são de grande relevância para a comunidade. Vale destacar que o saneamento básico contribui com a saúde, economia, meio ambiente e o desenvolvimento da cidade.


Piranhas

O prefeito Thiago Freitas, a convite do presidente da Academia Piranhense de Letras e Artes - APLA, Álvaro Moreira, participou no último sábado (22) da inauguração da sede da instituição cultural localizada no Centro Histórico, no espaço cedido e organizado pela Prefeitura. O prefeito foi agraciado com o Título de Sócio Benemérito da APLA, pelo fortalecimento e condução dos segmentos em benefício da cultura.


Coruripe

Em parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Coruripe está executando a pavimentação e drenagem do Conjunto Joaquim Beltrão. Para trazer mais conforto e mobilidade urbana, a toda população.

Mais matérias
desta edição