loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 01/07/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I02112022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Política reversa de resíduos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada há 12 anos e trouxe novas obrigações para municípios e para o setor empresarial, como é o caso da logística reversa e da coleta seletiva. Essas duas são ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Dada a importância do assunto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) trouxe o tema para o Bate-Papo na última sexta-feira, 28 de outubro. Na oportunidade, a gerente de Sustentabilidade da CNM, Cláudia Lins, reforçou que a logística reversa deveria ser um sistema estruturado à parte, não pelo poder público. “Uma coleta independente do sistema de coleta seletiva municipal para desviar os resíduos que fazem parte da logística reversa, que são muitos que a gente nem imagina”. Sobre os normativos, a consultora Resíduos Sólidos da CNM, Elisa Schoenell, enalteceu que existem muitas normas e cabe saber se a localidade as cumpre. “Quanto aos resíduos específicos, temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que deixa clara a responsabilidade do setor empresarial perante diversos resíduos, como agrotóxicos, embalagens, pilhas e baterias, eletroeletrônicos e também embalagens em geral”, disse. Mas na prática, como se dá a atuação nos municípios? A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Unaí (MG), Cátia Regina de Freitas Rocha, trouxe o exemplo da localidade, que, dentre 21 municípios do Estado, é a cidade sede da logística reversa.

Ecopontos

A instalação de ecopontos é fundamental para fazer agilizar o processo reversos dos resíduos, mas é necessário que as prefeituras não só instalem, mas também façam a manutenção e fiscalizem para que esses locais não se transformem em lixões de bairro. Atualmente poucos ecopontos estão em funcionamento nos municípios alagoanos.

Experiência

Uma experiência interessante foi descrita pelo secretário da Associação de Proteção Ambiental do Noroeste de Minas (Apanor), Altegno Batista Dornellas, que lembrou que a associação recebe os materiais da logística reversa, faz o armazenamento e dá destino para as empresas que vão fazer processamento, aproveitamento ou destruição.

Igaci/IGPS

A população de Igaci será beneficiada com mais uma ação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS). O Instituto vai realizar mais uma etapa do Programa “Vença esta luta antes de começar”, atendendo 50 homens acima de 45 anos de idade, com exames de urologia para prevenção do câncer de próstata. Na sexta-feira (4) será a vez de a população de Pão de Açúcar a ser beneficiada.

Lula/Mineração

Em seu discurso logo após a vitória nas urnas, o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, tocou nas questões ambientais e citou a atividade de mineração com um dos alvos a serem fiscalizados com rigor por seu governo. As declarações em defesa do meio ambiente já surtiram efeito de apoio vindo na Europa e nos Estados Unidos.

“Água do Sertão”?

A empresa Água do Sertão, que assumiu os serviços de distribuição de água em vários municípios do semiárido alagoano, ainda não mostrou serviço, já que todos os municípios ficaram responsável estão com grandes problemas no fornecimento de água. A dúvida é saber se a “Águas do Sertão” veio para resolver o problema ou para piorar. Em breve teremos mais notícias.

Maragogi

A prefeitura de Maragogi, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), encerrou outubro realizando a pintura das faixas de pedestres, na orla marítima da cidade, dentro da Operação Verão. A ação tem como objetivo melhorar a segurança de quem trafega pela localidade.

Coruripe

Atendendo a uma reivindicação antiga da população do Bairro Gonçalo Argolo, em Coruripe, mais conhecido como Rua da Lama, O Daesc instalou uma nova bomba d’água na localidade. O novo equipamento tem uma maior potência e vai melhorar o abastecimento e qualidade da água que chega nas torneiras das residências.

Coruripe 2

Nos dias 11 e 13 de novembro, o Grupo Gay de Coruripe, com apoio da Prefeitura Municipal de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, fará uma festa cheia de atrações para agitar.

Japaratinga

O Festival da cultura em Japaratinga acontece nos dias 4 e 5 de novembro, com muitas atrações musicais. Uma estrutura será montada na orla para receber os grupos que vão se apresentar e aos visitantes.

Relacionadas