app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5714
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I03112022

[email protected]

Por MOZART LUNA | Edição do dia 03/11/2022 - Matéria atualizada em 03/11/2022 às 04h00

A ameaça da poliomielite

Com a queda na cobertura vacinal em todo o país, atualmente, o Brasil está classificado como região de alto risco para reintrodução do vírus da poliomielite, também chamada de pólio. Sem casos no país desde 1989, a Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu o certificado de eliminação da pólio ao Brasil em 1994. No dia 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforçou a importância da vacinação para impedir a volta dessa e de outras doenças. Conheça a campanha Municípios vacinando o Brasil contra a volta de doenças. Pesquisa recente da entidade municipalista mostra que, assim como outras vacinas, a imunização contra a pólio tem caído nos últimos anos. Enquanto a meta é proteger ao menos 95% do público-alvo, somente 69,98% das crianças, em 2021, tomaram a vacina recomendada em três doses nos primeiros seis meses de vida. A última vez que o país alcançou a meta foi em 2015, com 98,29% do público-alvo imunizado. Contra a poliomielite, há ainda o reforço na versão de gotinhas, popularizadas em campanhas com o personagem Zé Gotinha. Neste caso, são aplicadas aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A pólio afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. FONTE: CNM E MS.


Campanha CNM

Os dados por município são alarmantes. Em 2007, 81,8% (4.554) dos municípios tinham cobertura igual ou superior à meta. Em 2021 o percentual caiu para 25,7% (1.430). Diante desse cenário, que também se aplica a outras imunizações, como contra sarampo e na BGC, a CNM lançou a campanha ``Municípios vacinando o Brasil. O objetivo é munir os gestores de informações e incentivá-los a adotar ações para ampliar a cobertura vacinal.


Penedo

Ronaldo Lopes está promovendo ajustes na administração da Prefeitura de Penedo, visando incrementar as ações dos próximos dois anos do governo. Durante solenidade realizada na última terça-feira (1), foram empossados Pedro Soares da Silva Neto (Chefia do Gabinete da Casa Civil) e Pedro Felipe Queiroz de Azevedo Santos (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria).


Coruripe

Na próxima segunda-feira (7), a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson realiza a 2ª Feira de Educação Fiscal de Coruripe, voltada aos alunos do 6º ao 9º ano. O projeto iniciado em agosto deste ano na escola do Povoado Areias tem por objetivo conscientizar os alunos para a educação fiscal, com norte no pagamento de impostos e na fiscalização de gastos públicos. 


Coruripe/feira 

O gestor da unidade de ensino, Caio Rodrigo, explicou como será o funcionamento de mais um dia de aprendizado. “A feira vai acontecer no dia 7 durante o intervalo das aulas, no período da tarde. Vamos oferecer brindes para que eles possam comprar. Durante o mês de outubro eles receberam moedas sociais, vales e com isso poderão realizar suas compras.” 


Coruripe/água

O Departamento de Água e Esgoto de Coruripe (Daesc) realizou na última quinta-feira (27/10), a substituição da bomba submersa para captação de água que atende ao bairro Gonçalo Argolo de Melo (antiga Rua da Lama) e um trecho da Avenida Comendador Tércio Wanderley (Ilha das Cobras).


Coruripe/água 2

Os moradores da localidade sofriam com dificuldades no abastecimento de água desde a criação do bairro, há mais de 30 anos. Muitos relataram que a água era fraca, não tinha pressão e por isso não subia para torneiras mais altas e nem para os chuveiros.


Pilar

O prefeito do Pilar, Renato Resende Filho, anunciou que a cidade terá mais uma edição do Natal Luz. Segundo ele, o evento já faz parte do calendário local de eventos e atrai também visitantes de outros municípios. E tem mais: o prefeito anunciou que vai ajudar quem teve o fornecimento de energia cortado. No Pilar, ninguém vai ficar sem luz durante os festejos de fim de ano. 


Maragogi

Na última semana, a Associação da 3ª Idade Coração Valente promoveu um evento em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. Na ocasião, os idosos assistiram uma apresentação teatral e participaram de diversas atividades. Os idosos ainda contaram com um passeio de buggy, em parceria com a Rota Verde, com o objetivo de ofertar momentos de lazer aos participantes e impulsionar a melhora da saúde mental, física e emocional.

Mais matérias
desta edição