loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 29/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I22112022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Permitida poda de árvores

A poda de árvores no perímetro urbano muitas vezes tem de ser realizada por questões de segurança, contudo só pode ser realizada mediante autorização dos órgãos ambientais. O Projeto de Lei (PL) 542/2022, que propõe alterações na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), teve substitutivo aprovado na Câmara dos Deputados em 9 de novembro. De acordo com a nova redação, passa a ser permitido podar ou cortar árvores em logradouros públicos ou propriedades privadas quando o órgão ambiental não atender a solicitações em um prazo máximo de 45 dias e houver possibilidade de acidente atestado por profissional habilitado. O tema aguarda análise do Senado Federal. Se aprovado pelos senadores, depende ainda de sanção presidencial. A redação inicial do PL 542/2022, de autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), propunha prazo de 30 dias para que o órgão ambiental respondesse ao pedido de providência para corte ou supressão. Após articulação da Confederação Nacional do Municípios (CNM), os prazos estabelecidos para a resposta dos órgãos ambientais foram alterados. A CNM evidenciou que todas as solicitações de processos que envolvem autorização para o corte ou a poda de exemplares arbóreos devem passar por procedimentos técnicos que se iniciam com a análise do pedido e posterior vistoria no local. Esses trâmites exigem tempo para serem atendidos, o que justifica a necessidade de mais prazo para análise dos pedidos. A entidade sugeriu o prazo de 60 dias, no entanto, no voto do relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), a proposta do movimento municipalista foi atendida em parte, com a ampliação de 30 para 45 dias. FONTE: CNM.

Laudo/árvores

Outro ponto no texto considerado positivo pela CNM é a necessidade de laudo no requerimento para permissão de poda ou de corte. Segundo o relatório, a exigência do laudo dará mais segurança ao requerente, que deverá ter um atestado de empresa ou profissional habilitado. Além disso, o PL permite a contratação para a execução do serviço. A CNM destaca que o laudo também vai auxiliar a análise da requisição pelos municípios, que terão mais subsídios técnicos para avaliar antes de fazer as visitas técnicas ao local.

Pilar/Festival

O Festival do Bagres, no Pilar, acontece de 25 a 26 de novembro. É que a prefeitura retoma, após dois anos de suspensão motivada pela pandemia da Covid-19, o tradicional evento. Este ano, como não poderia deixar de ser, o festival vai contar com a apresentação de grandes artistas na orla lagunar, onde a prefeitura prepara uma superestrutura de som, palco e iluminação.

Pilar/Bagre

No primeiro dia de festa, que terá início às 22h, Alcemir Freitas, Japinha Conde, Vitor Fernandes e Tierry não vão deixar ninguém parado. Já no dia 26 também vai ter música até o sol raiar. Músicos igualmente consagrados, Diogo, Naiara Azevedo, Mano Walter e Limão com Mel, vão encerrar o festival com chave de ouro.

Maragogi

Maragogi comemora a conquista de ter a quinta melhor praia do Brasil, escolhida pela plataforma Booking, o maior portal de reservas da América Latina. O Nordeste tem 4 das 5 melhores praias do Brasil. O município é o segundo polo de turismo de Alagoas e um dos destinos mais vendidos da operadora CVC.

Sertão sem água

Não só o Sertão, mas todo o município que é atendido pela nova empresa “Água do Sertão” continua sofrendo com a falta de abastecimento. Nos municípios de Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia, a situação até piorou. Para complicar ainda mais a situação, a empresa iniciou a busca de hidrômetros que apresentem problemas e também “vazamentos”.

Coruripe/educação

Foi iniciado na semana passada o calendário de renovação de matrículas da rede municipal de ensino de Coruripe para o ano letivo de 2023. A renovação segue até o dia 16 de dezembro. Já para novas matrículas será no mês de dezembro, entre os dias 19 e 30.

Coruripe/matrícula

Para a renovação, os pais ou responsáveis deverão se dirigir à unidade de ensino em que o aluno está matriculado e apresentar comprovante de residência atualizado, cartão SUS, foto 3x4 e cartão de vacinação, além do RG e CPF dos pais ou responsáveis. Para nova matrícula ou mudança de escola, é necessário apresentar na unidade de ensino documentação dos pais e das crianças.

Coruripe/educação

A Secretaria de Educação de Coruripe realizou uma cerimônia para premiar os alunos classificados nas Olimpíadas de Matemática Matific 2022. A solenidade reuniu 32 alunos no auditório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe. Na edição 2022, o município alcançou as cinco primeiras posições entre as escolas do estado. E no geral Brasil, Coruripe ficou em 6º colocado.

Relacionadas