app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5715
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I06122022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 06/12/2022 - Matéria atualizada em 06/12/2022 às 04h00

Pilar o maior Cristo do Mundo

O município do Pilar vem investindo em obras para se consolidar como destino turístico não só em Alagoas, mas também no Brasil. A gestão do prefeito Renato Resende Filho vem construindo atrativos que chamam a curiosidade e a atenção para os visitantes de Alagoas. A cidade fica localizada na região metropolitana de Maceió, a cerca de 45 minutos do parque hoteleiro da capital alagoana e com fácil acesso. Um dos maiores investimentos do município é, com certeza, a construção da estátua do maior Cristo do mundo, que ficará na parte mais alta da cidade e de frente para a lagoa de Manguaba. Um monumento incrível que realmente vai atrair milhares de turistas e que as agências e operadoras de viagens terão que colocar nos roteiros de passeios para quem visita Alagoas. Também tem o objetivo de se consolidar como destino do turismo religioso, que vai atrair turistas regionais. A solenidade de assinatura da ordem de serviço acontece amanhã, às 9h, no Alto do Cruzeiro, no Pilar. A escultura terá 70 metros de altura e fará parte de um Parque Turístico com capacidade para receber centenas de visitantes por dia. Orçado em R$ 12,2 milhões, com investimento de recursos próprios do município de Pilar, o monumento integrará o complexo de turismo cultural e religioso localizado no Santo Cruzeiro, onde já estão instaladas a estátua gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e a Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas. Do mirante, avista-se a Lagoa Manguaba, a maior laguna do Estado, margeada por uma bela extensão de mata atlântica. A previsão de conclusão da obra é 2024.


Pilar/artista

O Cristo de Pilar, que retrata Jesus ressuscitado, é assinado pelo artista cearense Markus Moura, que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), hoje o maior do Brasil, com 43,5 metros. Na estátua de Alagoas, com seus 70 metros de altura e 60 de envergadura, um elevador interno levará ao mirante de vidro localizado no coração do Cristo, que possibilitará uma vista única do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, é o 6º maior do mundo.


Pilar/balão

Na cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, a população e a imprensa contarão com a experiência de subir de balão até a altura do mirante do coração do Cristo, para experimentar a vista que a estátua terá quando inaugurada. A base estrutural em ferro de algumas partes do corpo do Cristo, como as mãos e o rosto, já está pronta. Nos próximos meses, a população poderá escolher o nome da estátua por meio de uma campanha de comunicação.


Médico alagoano

O médico alagoano Herbet Toledo tomou posse como Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Florianópolis, com a presença de 4 mil profissionais da medicina do Brasil e da América Latina. Alagoas se sente orgulhosa desse profissional médico que tem um nome respeitado no mundo da medicina, pela competência, honestidade e compromisso com o desenvolvimento da ciência e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Parabéns, Dr. Herbet. Alagoas tem orgulho de você.


Juíza destaque

Alagoas, conhecida como a “Terra dos Marechais”, tem orgulho de seus filhos, como a juíza de Direito Fátima Pirauá, que será homenageada hoje, às 9h, na Câmara dos Deputados em Brasília . A magistrada será homenageada com a Medalha Amigos da Primeira Infância pelos relevantes serviços prestados em favor da atenção aos infantes no Brasil. Parabéns, Dra. Fátima Pirauá, Alagoas tem orgulho de você.


Penedo/Concurso

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo realizou, na Casa de Aposentadoria, a cerimônia de premiação do 4º Concurso de Produção de Textos. O evento reuniu estudantes, professores, corpo técnico da Semed e convidados para recitar poesias e contos, inclusive a professora Núbia Oliveira, representando a Academia Penedense de Letras. A campeã na categoria poesia foi Janiely dos Santos, aluna do 5º Ano da Escola Municipal Antônio Cândido Toledo.


Penedo/vacinação

A Prefeitura de Coruripe começou a vacinação baby contra Covid-19, destinada a crianças com comorbidades de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação será de forma gradual e segue recomendações do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizantes (PNI). Para vacinar o público de 6 meses a 2 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis.


Coruripe/horta

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, foi acompanhar o andamento do projeto Horta-Escola. A iniciativa acontece em parceria com Instituto Federal de Alagoas (Campus Coruripe) e beneficia 20 famílias da zona urbana. As famílias estão sendo beneficiadas com uma área cedida pelo Ifal, onde todos recebem aulas de cultivo e manejo de hortaliças, legumes e tubérculos, trabalhando em regime de mutirão no mesmo espaço. A instituição federal cedeu a área, e a prefeitura entrou com as sementes e o apoio técnico.

Mais matérias
desta edição