loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 04/07/2025 | Ano | Nº 6002
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I28122022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

BLOQUEIO DE FPM

Para orientar os gestores municipais em situações de bloqueio dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou a Nota Técnica (NT) 34/2022. O material está disponível para download na biblioteca online da entidade. O objetivo da Nota 34/2022 é detalhar as informações quanto à transferência e aos procedimentos que devem ser feitos por Municípios que fiquem impedidos de utilizar o recurso do FPM. Além disso, o material contextualiza o histórico e as regras do Fundo, com o intuito de também instruir para prevenção e para que, portanto, não ocorram bloqueios. O bloqueio do FPM ocorre no início de cada mês pelo sistema da Receita Federal e impede o uso dos recursos creditados a partir do segundo decêndio do mês bloqueado. A CNM lista algumas regras que devem ser observadas para evitar que isso ocorra, como evitar pendências financeiras com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou alguma dívida ativa na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Outro motivo para o bloqueio do fundo é a falta de prestação de contas no Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) em relação aos custos com a saúde. Fonte: CNM

Água Branca/abandono

O casarão da baronesa de Água Branca continua caindo, mesmo depois de o prefeito José Carlos ter adquirido o imóvel a peso de ouro. O casarão tem uma grande importância histórica para região e Alagoas, mas, até hoje, assim como todo o casario do sítio histórico da cidade, não foi tombado e se encontra sofrendo com modificações e o abandono.

Água Branca/tombamento

O prefeito havia anunciado, no início deste mês, em sua rede social, que se reuniu com representantes da Ufal e Iphan para discutir futuros projetos para a Casa da Baronesa, adquirida pelo município em julho de 2021. Nessa reunião se teria debatido o processo de tombamento federal, mas por enquanto tudo não passa de retórica.

Água Branca/museu

As primeiras informações são de que o sobrado seria reformado e o casarão seria transformado em museu da cidade, como também a importância da casa como Centro de Pesquisa nas áreas culturais, antropológicas, humanas e sociais. Vale lembrar que um empresário ia comprar o casarão para transformá-lo em pousada de charme, com um bistrô e museu.

Coruripe

Tiveram início no dia 19 e vão até o dia de 30 de dezembro as matrículas para os novos alunos da rede municipal de ensino de Coruripe para o ano letivo de 2023. São milhares de vagas, disponíveis para o ensino fundamental 1 e 2, creche, pré-escola e Educação de Jovens e Adultos.

Coruripe 2

Para nova matrícula ou mudança de escola, é necessário apresentar na unidade de ensino a seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência atualizado; cópia do cartão de vacinação; cópia do RG e CPF do aluno; cópia do CPF e RG dos pais ou responsáveis; documentos de transferência ou declaração para alunos vindos de outras unidades de ensino.

Covid/remédio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu aos 102 municípios alagoanos o medicamento Paxlovid, fabricado pela Pfizer e usado no tratamento contra a Covid-19. Enviado pelo Ministério da Saúde (MS), ele passa a ser ofertado na rede pública de saúde após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Paxlovid

O Paxlovid é um medicamento antiviral composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, embalados e administrados juntos. Para que o paciente tenha acesso ao tratamento, ele deve buscar o serviço público de saúde do município de origem, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Relacionadas